Sumários
Revisões
28 Janeiro 2021, 12:30 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Continuação das revisões sempre acompanhadas de exposição de matéria nova. Neste caso concluiu-se o estudo do texto nº 2 de Holtermann iniciado na aula anterior. A concordância do predicado quando o sujeito é um plural neutro. A colocação do complemento determinativo na frase. Exercício de declinações de neutros de tema em -o (revisões). Sistematização do dual para as três declinações.
Solicitação da tradução da fábula de Esopo da raposa e do corvo em adaptação.
Oração infinitiva e revisões.
27 Janeiro 2021, 12:30 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Continuação da leitura, análise e tradução do texto nº 1 de Holtermann, trabalhado na aula anterior.Conclusão da explicação da oração completiva infinitiva. Os advérbios de negação οὐ e μή. A oração subordinada condicional com matiz real. Revisão e sistematização dos complementos circunstanciais: lugar, tempo, assunto, meio.Início do estudo do texto nº 2 do referido manual com vista a revisões. A noção de verbo simples e composto. Trabalho para casa: conclusão da tradução do texto e entrega dos seguintes exercícios via email institucional: TPC (texto: Dos agricultores, texto nº 2)
a) Coloque na voz passiva a primeira frase do texto.
b) Coloque no singular a segunda frase do texto.
c) Decline, no singular, no plural e no dual, os seguintes substantivos: θεός, οῦ (ὁ), καρπός, οῦ (ὁ), δένδρον, ου (τό), ἀγρός, οῦ (ὁ), βωμός, οῦ (ὁ), ἔργον, ου (τό)
d) Conjugue os verbos ἄγω e στέργω no presente, no futuro, no aoristo e no imperfeito do indicativo na voz activa.
e) Escreva em grego: É preciso que os filhos dos agricultores plantem árvores nos campos e obedeçam aos agricultores.
Programa, bibliografia, normas de avaliação. Revisões do primeiro semestre
25 Janeiro 2021, 12:30 • Ana Alexandra Alves de Sousa
PROGRAMA DE GREGO DE INICIAÇÃO II/GREGO II
I. Fonética
1. O grupo –NΣ- para a compreensão do acusativo do plural dos temas em –α e em –ο e da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos em –ω.
2. Α lei de Osthoff para a compreensão da terceira pessoa do plural do imperativo aoristo de vogal de longa.
II. Morfologia nominal e pronominal:
1. Conclusão do estudo da terceira declinação.
2. Conclusão do estudo dos pronomes.
III. Morfologia verbal:
1. Tempos:
1.1.Aoristo de vogal longa.
1.2.Perfeito e mais-que-perfeito.
2. Modos
2.1.O conjuntivo.
2.2.O optativo.
2.3.O particípio.
2.4.O imperativo.
IV. Sintaxe
1. A oração relativa.
2. O particípio
2.1. Suplementar (noções básicas);
2.2. Circunstancial (noções básicas)
3. O infinitivo:
3.1. Oracional
3.2. Nominal.
3.3. Consecutivo
3.4. Temporal
Textos: Esopo, Longo e textos forjados. As adaptações dos originais são da autoria da docente.
NORMAS DE AVALIAÇÃO:
Dois exercícios escritos obrigatórios (35% cada), avaliação contínua 30% (nota obtida com a participação nas aulas sejam presenciais sejam online e trabalhos escritos à mão, entregues à docente digitalizados em JEPG ou PDF e enviados para o email institucional da docente.
PROVAS ESCRITAS (PRESENCIAIS) 15.03;12.04; 10.05. Salas a indicar posteriormente.
Marcação de aula de tutoria: sábados às 12:00.
BIBLIOGRAFIA:
Dicionário de grego: Bailly ou Lidell-Scott
Gramática de grego: Ragon, Goodwin, Smith
Manual de textos gregos recomendado para trabalho autónomo individual: Holtermann (1972), Ianua Linguae Graecae. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht.
Iniciou-se o semestre com revisões a partir do texto nº 1 do manual de Holtermann (1972), Ianua Linguae Graecae, Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht: Ὁ φίλος τὸν φίλον στέργει. Os temas gramaticais revistos foram: a lei trimórica, o presente do modo indicativo nas vozes activa, média e passiva, os temas em -ο. Fizeram-se exercícios de voz passiva e de conjugação verbal.
Para estudar o verbo enunciou-se o verbo πάσχω e localizaram-se na enunciação os vários tempos verbais. O facto de alguns verbos só terem voz média e a inexistência de certos tempos em alguns verbos. As regências sintácticas dos verbos. A oração completiva infinitiva: sistematização.