Sumários

Revisões

28 Janeiro 2021, 12:30 Ana Alexandra Alves de Sousa

Continuação das revisões sempre acompanhadas de exposição de matéria nova. Neste caso concluiu-se o estudo do texto nº 2 de Holtermann iniciado na aula anterior. A concordância do predicado quando o sujeito é um plural neutro. A colocação do complemento determinativo na frase. Exercício de declinações de neutros de tema em -o (revisões). Sistematização do dual para as três declinações. 

Solicitação da tradução da fábula de Esopo da raposa e do corvo em adaptação.


Oração infinitiva e revisões.

27 Janeiro 2021, 12:30 Ana Alexandra Alves de Sousa

Continuação da leitura, análise e tradução do texto nº 1 de Holtermann, trabalhado na aula anterior.Conclusão da explicação da oração completiva infinitiva. Os advérbios de negação οὐ e μή. A oração subordinada condicional com matiz real. Revisão e sistematização dos complementos circunstanciais: lugar, tempo, assunto, meio.Início do estudo do texto nº 2 do referido manual com vista a revisões. A noção de verbo simples e composto. Trabalho para casa: conclusão da tradução do texto e entrega dos seguintes exercícios via email institucional: TPC (texto: Dos agricultores, texto nº 2)

a)      Coloque na voz passiva a primeira frase do texto.

b)      Coloque no singular a segunda frase do texto.

c)      Decline, no singular, no plural e no dual, os seguintes substantivos: θεός, οῦ (ὁ), καρπός, οῦ (ὁ), δένδρον, ου (τό), ἀγρός, οῦ (ὁ), βωμός, οῦ (ὁ), ἔργον, ου (τό)

d)      Conjugue os verbos ἄγω e στέργω no presente, no futuro, no aoristo e no imperfeito do indicativo na voz activa.

e)      Escreva em grego: É preciso que os filhos dos agricultores plantem árvores nos campos e obedeçam aos agricultores.


Programa, bibliografia, normas de avaliação. Revisões do primeiro semestre

25 Janeiro 2021, 12:30 Ana Alexandra Alves de Sousa

PROGRAMA DE GREGO DE INICIAÇÃO II/GREGO II

I.                    Fonética

1. O grupo –NΣ- para a compreensão do acusativo do plural dos temas em –α e em –ο e da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos em –ω.

2. Α lei de Osthoff para a compreensão da terceira pessoa do plural do imperativo aoristo de vogal de longa.

II.                 Morfologia nominal e pronominal:

1.      Conclusão do estudo da terceira declinação.

2.      Conclusão do estudo dos pronomes.

III.              Morfologia verbal:

1.      Tempos:

1.1.Aoristo de vogal longa.

1.2.Perfeito e mais-que-perfeito.

2.      Modos

2.1.O conjuntivo.

2.2.O optativo.

2.3.O particípio.

2.4.O imperativo.

IV.               Sintaxe

1.      A oração relativa.

2.      O particípio

2.1. Suplementar (noções básicas);

2.2. Circunstancial (noções básicas)

3.      O infinitivo:

3.1. Oracional

3.2. Nominal.

3.3. Consecutivo

3.4. Temporal

Textos: Esopo, Longo e textos forjados. As adaptações dos originais são da autoria da docente.

NORMAS DE AVALIAÇÃO:

Dois exercícios escritos obrigatórios (35% cada), avaliação contínua 30% (nota obtida com a participação nas aulas sejam presenciais sejam online e trabalhos escritos à mão, entregues à docente digitalizados em JEPG ou PDF e enviados para o email institucional da docente.

 PROVAS ESCRITAS (PRESENCIAIS) 15.03;12.04; 10.05. Salas a indicar posteriormente. 

Marcação de aula de tutoria: sábados às 12:00.

BIBLIOGRAFIA:

Dicionário de grego: Bailly ou Lidell-Scott

Gramática de grego: Ragon, Goodwin, Smith

Manual de textos gregos recomendado para trabalho autónomo individual: Holtermann (1972), Ianua Linguae Graecae. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht. 


Iniciou-se o semestre com revisões a partir do texto nº 1 do manual de Holtermann (1972), Ianua Linguae Graecae, Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht:  Ὁ φίλος τὸν φίλον στέργει. Os temas gramaticais revistos foram: a lei trimórica, o presente do modo indicativo nas vozes activa, média e passiva, os temas em -ο. Fizeram-se exercícios de voz passiva e de conjugação verbal.

Para estudar o verbo enunciou-se o verbo πάσχω e localizaram-se na enunciação os vários tempos verbais. O facto de alguns verbos só terem voz média e a inexistência de certos tempos em alguns verbos. As regências sintácticas dos verbos. A oração completiva infinitiva: sistematização.