Sumários
Esopo e revisões. Genitivo partitivo
17 Março 2021, 12:30 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Aesop. 15a: leitura, análise morfo-sintáctica e tradução. Revisão da designação das palavras conforme a acentuação. Revisão das enclíticas apoclíticas: sistematização. Revisão das regras de acentuação com as enclíticas apoclíticas. O genitivo partitivo.
Exercício escrito
15 Março 2021, 12:30 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Primeiro exercício escrito (presencial).
Ficha de trabalho. Esopo
11 Março 2021, 12:30 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Correcção de uma ficha de trabalho com texto de Esopo adaptado (Aesop. 176). A ficha continha tradução, identificação e justificação sintáctica de casos, classificação morfológica de formas verbais e classificação de orações. Além disso, continha exercícios de declinação, conjugação verbal, enunciação de particípios e versão. Pode considerar-se a ficha um teste modelo.
Aesop. 9 e 4 (adaptadas pela docente): leitura, análise morfo-sintáctica e tradução. Realização de exercícios de versão.
Pronomes pessoais e revisões. Dativo de posse
10 Março 2021, 12:30 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Leitura, análise morfo-sintáctica e tradução do texto nº 36 de Holtermann (Ὁ κολοιὸς καὶ ὄρνιθες). Sistematização dos pronomes pessoais.O verbo εἰμι (ou γίγνομαι) com dativo de posse, "ter".
Ficha de trabalho (Esopo)
8 Março 2021, 12:30 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Correcção de uma ficha de trabalho enviada previamente para o email dos alunos. Esta ficha foi classificada pela docente e reenviada aos alunos. A ficha continha texto para traduzir: Aesop. 259 (a águia e a tartaruga, adaptada pela docente). A ficha continha identificação de casos e sua justificação sintáctica, classificação morfológica de formas verbais e classificação de orações. Além disso, continha exercícios de versão, conjugação, declinação, justificação de acentos com enclíticas apoclíticas e decomposição e análise de formas verbais. A ficha era um teste modelo.
A professora anunciou que enviria outra ficha de trabalho que deveria ser realizada pelos alunos individualmente e reenviada para o email institucional da docente.