Sumários

A auditoria aos sistemas: uma forma de avaliação e melhoria contínua.

30 Maio 2017, 18:00 António Gil Matos

A auditoria aos sistemas: uma forma de avaliação e melhoria contínua.

O planeamento, o estabelecimento, a implementação e a manutenção de um programa de auditorias internas e externas. O retorno da avaliação do sistema de informação e o seu contributo para a introdução de mudanças no sistema de informação (reorientação da estratégia organizacional).

A gestão da mudança organizacional: as mudanças no contexto interno e externo da organização.


Avaliação do Sistema de Gestão da Informação.

23 Maio 2017, 18:00 António Gil Matos

Avaliação do Sistema de Gestão da Informação.

Avaliação dos processos e do desempenho do sistema de gestão da informação e do sistema tecnológico de gestão da informação. A medição da satisfação dos clientes internos e externos e das partes interessadas (a perceção que os clientes têm do sistema de informação organizacional).


A comunicação (do sistema de informação organizacional)

16 Maio 2017, 18:00 Carlos Guardado da Silva


Política e objetivos da comunicação dos sistemas de gestão da informação.

A gestão do acesso à informação (perfis de administrador, de cliente interno e externo) e a disponibilização da informação organizacional (responsabilização e prestação de contas). Definição dos canais de comunicação, plano de comunicação e marketing. 


A Gestão de competências

9 Maio 2017, 18:00 Carlos Guardado da Silva

Visualização do documentário: ‘O fundeadouro romano de Olisipo’

A identificação do portfólio de competências-chave organizacionais: competências transversais e competências específicas. Clusters de competências. Perfis profissionais em Sistema de Informação: o perfil ‘sintético’ de um gestor de Sistemas de Informação.


A gestão dos recursos infraestruturais, financeiros e tecnológicos

2 Maio 2017, 18:00 António Gil Matos

 A gestão dos recursos infraestruturais, financeiros e tecnológicos:

A influência da Tecnologia no desempenho organizacional. As infraestruturas (edifício(s), etc.) e os equipamentos. A tecnologia de gestão da informação: recursos críticos e tendências.

 A tecnologia da Intranet e da Internet. Tecnologias emergentes: os serviços da nuvem (cloud) e Big Data. A inteligência dos negócios: a mineração de dados (data mining).

  Os recursos financeiros: gestão de orçamento(s) e candidatura a financiamento. Parcerias e cadeia de valor.