Sumários

A gestão de recursos humanos do sistema de informação

11 Abril 2017, 18:00 Carlos Guardado da Silva

Os conceitos de competência, habilidade e conhecimento.

Gestão das pessoas baseada na gestão de competências: recrutamento e seleção, gestão de carreiras, avaliação e formação.

 



Participação no curso breve de Ciência da Informação ministrado por Blanca Rodríguez Bravo

4 Abril 2017, 18:00 Carlos Guardado da Silva

Participação no curso breve em Ciência da Informação, ministrado por Blanca Rodríguez Bravo, da Universidade de Léon, organizado pelo Curso de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação:

- El modelo  de comunicación científica;

- las revistas como elementos para la evaluación y las altimétricas;

- El proyecto de hábitos de comunicación de los jóvenes investigadores.


A estratégia do negócio

28 Março 2017, 18:00 Carlos Guardado da Silva

Modelo de negócio: conceito e tipologias.
Os requisitos do negócio.
A modelação de um processo de negócio.
Conceito e tipologias de modelação.
Métodos de planeamento (do planeamento dos sistema ao planeamento do negócio): 1. BSP (Business Systems Planning), 2. PQM (Process Quality Management) e SPC (Strategic Planning Cycle) - avaliação  estratégica do papel das Tecnologias e Sistemas de Informação.
Apresentação de trabalhos.


A estratégia organizacional para a informação

21 Março 2017, 18:00 Carlos Guardado da Silva

O recurso informação e a estratégia organizacional para a informação.

Liderança e compromisso da gestão de topo.

A política e objetivos da gestão da informação.

Os requisitos da informação.

A finalidade do sistema de gestão da informação.

Monitorização dos objetivos (medição e avaliação). ‘Alinhamento’ do sistema de informação com a estratégia da organização.

Papéis organizativos, responsabilidades e competências: o(s) gestor(es) do(s) sistema(s), o(s) gestor(es) da informação, o(s) gestor(es) da tecnologia.

Apresentação de trabalhos.


A Análise do contexto organizacional.

14 Março 2017, 18:00 António Gil Matos

A Análise do contexto (interno e externo) organizacional.

Missão, valores, cultura e estratégia da organização. As estruturas e as funções. Sistemas e fluxos de informação. As expetativas dos clientes internos e externos. Os requisitos do negócio, legais, éticos e de boas práticas.