Sumários
Preparação para o teste. Esclarecimento de dúvidas sobre a matéria dada
22 Novembro 2024, 11:00 • Ângela Vieira Domingues
Preparação para o teste. Esclarecimento de dúvidas sobre a matéria dada
Os indígenas brasileiros e as suas relações com a sociedade colonial
20 Novembro 2024, 11:00 • Ângela Vieira Domingues
A importância da guerra e os seus motivos: rivalidades entre aldeias, a vingança; os antepassados e o seu culto nos rituais antropofágicos. Antropofagia, guerras justas e resgates. Formas de resistência das sociedades indígenas: as fugas individuais e de grupos; os conflitos armados: confrontos e confederações; as migrações; os movimentos messiânicos: as Santidades
Os indígenas brasileiros: dos contactos iniciais à utilização de mão-de-obra indígena
15 Novembro 2024, 11:00 • Ângela Vieira Domingues
A noção da diversidade dos grupos étnicos no litoral brasileiro. A transformação das relações de poder entre índios e luso-brasileiros com a implantação das capitanias e com a introdução da cana-de-açúcar. Os índios como mão-de-obra escrava e escravizada. A organização dos aldeamentos, divisão social e sexual do trabalho. Principais ou lideranças e pajés ou shamans: as suas funções nestas sociedades. As aldeias e as lideranças indígenas.
A desestruturação das comunidades indígenas e os debates gerados em torno dos habitantes da América Portuguesa
13 Novembro 2024, 11:00 • Ângela Vieira Domingues
A desestruturação das comunidades indígenas nos aldeamentos: aculturação, conversão, guerras, fomes e doenças. A Junta das Missões (1566) e os debates criados em torno dos indígenas na América portuguesa. Um paralelismo com o caso espanhol: a Junta de Burgos (1512) e a Junta de Valladolid (1550). A bula papal de 1536 e a defesa dos indígenas como seres racionais e livres. A lei da liberdade dos gentios de D. Sebastião (1570)
A rápida expansão da Companhia na América portuguesa e o seu desaparecimento do território brasileiro
8 Novembro 2024, 11:00 • Ângela Vieira Domingues
As soluções encontradas para uma conversão duradoura dos índios: catequizar as crianças e criar aldeamentos assistidos permanentemente por missionários. A organização institucional da Companhia de Jesus no Brasil: colégios, casas e residências, aldeamentos, fazendas e engenhos, currais de gado. Os aldeamentos jesuíticos como locais de consciencialização política dos índios. O crescimento da Companhia no Brasil: uma presença no litoral, de Pernambuco a São Vicente; o caso de São Paulo de Piratininga. Os engenhos e as fazendas jesuítas como grandes propriedades e unidades agrárias lucrativas. Da fixação e crescimento da Companhia até à sua extinção.