Sumários

A expansão de um império colonial a nível global e as dimensões do etnocentrismo europeu nos relacionamentos com os povos extra europeus

16 Outubro 2024, 11:00 Ângela Vieira Domingues

As prioridades e hierarquias de uma expansão colonial a nível global e a reação das grandes formações imperiais. O Brasil no contexto do Atlântico Sul e as dimensões do etnocentrismo europeu. A presença portuguesa: degredados, fugitivos, feitores. A sociedade luso-brasileira como uma sociedade "mestiça"? A missão de Martim Afonso de Sousa e a introdução da cana-de-açúcar no Brasil.

Documentário: Manto tupi vai voltar ao Brasil 300 anos depois https://www.youtube.com/watch?v=7VzSCdsWNi8


A presença francesa no litoral brasileiro durante o reinado de Francisco I e a atuação de Martim Afonso de Sousa

11 Outubro 2024, 11:00 Ângela Vieira Domingues

A contestação francesa no reinado de Francisco I: "o testamento de Adão", a presença de Binot Paulmier de Gonneville no litoral brasileiro e o comércio de pau-brasil. A missão de Martim Afonso de Sousa e a introdução da cana-de-açúcar no Brasil. 


A celebração de tratados diplomáticos entre as coroas ibéricas para definição de áreas de influência e soberania no Atlântico Sul.

9 Outubro 2024, 11:00 Ângela Vieira Domingues

Comentário de excerto da carta de Pero Vaz de Caminha (1500). As negociações entre as coroas ibéricas para a definição de áreas de influência e soberania sobre o Atlântico Sul: os tratados de Alcáçovas-Toledo (1479) e de Tordesilhas (1494). Os direitos de navegação e comércio. Lisboa como centro de recolha e disseminação de informação sobre os espaços ultramarinos na Europa. O papel dos intermediários na colonização luso-brasileira: um fenómeno geográfica e cronologicamente transversal.


O achamento do Brasil. Os documentos textuais e cartográficos e a difusão da notícia nas cortes e estados europeus. A realização de um impressionante feito náutico: o reconhecimento geográfico e o registo cartográfico do litoral brasileiro. O conceito de Ilha Brasil: da foz do rio Amazonas ao estuário do Rio da Prata

4 Outubro 2024, 11:00 Ângela Vieira Domingues

O descobrimento do Brasil: a armada de Pedro Alvares Cabral e a rota atlântica. Descobrimento ou intencionalidade? A carta de D. Manuel I aos Reis Católicos e as notícias dos representantes das casas comerciais "italianas".  As expedições de reconhecimento da costa e a importância do pau-brasil, dos escravos e dos animais exóticos. A exploração geográfica do litoral brasileiro nos primeiros trinta anos. Fernão de Noronha, o contrato de exploração do território litorâneo e as contrapartidas económicas. A importância das bulas e breves papais. O direito de Padroado Régio ou Padroado Ultramarino. 


Para uma abordagem da História do Brasil. Os conceitos

2 Outubro 2024, 11:00 Ângela Vieira Domingues

Portugal e Brasil: um passado comum: língua e religião. A delimitação do território brasileiro, relevo e bacias hidrográficas. A formação do Brasil no contexto do desaparecimento dos impérios ibéricos na América Central e do Sul em finais do século XVIII-XIX. O Brasil como um território que surge da América Portuguesa. As capitanias como assentamentos arquipelágicos, autónomos, mas não isolados; a formação de sociedades social e culturalmente híbridas: europeus, indígenas e africanos. A América portuguesa: o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão (1621).