Sumários

Porspectiva de definições de Reanscimento

31 Janeiro 2019, 14:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Exploração de definições de Renascimento e Renascimento inglês. As manifestações estéticas, filológicas e filosóficas.
O impacto dos Descobrimentos e da revolução Coperniciana na cultura de quinhentos
Humanismo e classicismo: a relação entre os dois conceitos e a sua respectiva relevância no surgimento do Renascimento em Inglaterra. Do conhecimento mais rigoroso das línguas latina e grega à nova hermenêutica bíblica e suas consequências.
Abordagem do ensaio de C. S. Lewis, "New Learning, New Ignorance".

Exploration of definitions of Renaissance and English Renaissance. Its esthetic, filological and philosophical manifestations.
The impact of both the Discoveries and Copernicus' revolution in fifteenth-century culture.
Humanism and classicism: the relationship between the two notions and their respective relevance on the rise of the Renaissance in England: from a more rigorous knowledge of Latin and Greek to the new Biblical hermeneutics and their consequences.

Approach of C. S. Lewis's essay, "New Learning, New Ignorance".


Apresentação/ Presentation

29 Janeiro 2019, 14:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

 Apresentação das linhas programáticas e dos objectivos visados nesta unidade curricular.
Indicações bibliográficas essenciais.
 Breve abordagem de conceitos fundamentais na caracterização do estudo da história e cultura inglesas do século XVI ao século XVIII: Renascimento e Iluminismo.

Avaliação:
 - dois testes escritos presenciais: 30% cada;
 - uma apresentação oral: 25%;
 - participação regular: 15%.

Presentation of the programme and of the aims of this curricular unit.
Essential bibliographic items.

Breif approach of two  concepts fundamental for the understanding of the historical and cultural study of England from the sixteenth to the eighteenth century: Renaissance and Enlightenment.

Assessment:
 - two written tests: 30% each;
 - oral presentation: 25%;
 - participation: 15%.