Sumários

Humanismo em Portugal

5 Fevereiro 2020, 14:00 Ernesto José Rodrigues

Humanismo e visão planetária, segundo João de Barros.
As transformações linguísticas, sociais, políticas e morais operadas pelo Humanismo na relação com o Outro.
Exemplos em Gil Vicente e Sá de Miranda. 


As épocas da cultura portuguesa

31 Janeiro 2020, 14:00 Ernesto José Rodrigues

As épocas da cultura portuguesa, segundo A. J. Saraiva.
Os momentos morfodinâmicos na História de Portugal entre 1128 e 1820.

Informações: exercícios escritos presenciais em 18 de Março e 6 de Maio.
Não haverá aula no dia 14 de Fevereiro.


Definições de cultura e critério Dentro-Fora

29 Janeiro 2020, 14:00 Ernesto José Rodrigues

1.Entendimento de ‘cultura’ antes e depois de E. B. Tylor (1871). A ‘transmissão hereditária’ de T. S. Eliot (1948) contrariada pela ‘memória não hereditária’ de Lótman / Uspenskii (1971). Oito definições operativas em Gustavo Bueno (1997). Bibliografia:Bueno, Gustavo, El Mito de la Cultura, Barcelona: Editorial Prensa Ibérica, 1997.  

Eliot, T. S. 1965 [1948, 1961. Notes Towards the Definition of Culture.]. Notas para a Definição de Cultura. Rio de Janeiro: Zahar Editôres. [Edição port.: 1996. Notas para Uma Definição de Cultura. Lisboa: Edições Século XXI]

Lótman, Iúri; Uspenskii, Borís A. [1971]. Sobre o mecanismo semiótico da cultura. In: Iúri Lótman, Borís Uspenskii, V. Ivanóv. 1981. Lisboa: Livros Horizonte. 37-65.

Tylor, Edward B. 1883-1889 [1871]. Primitive Culture. New York: Henry Holt and Co., 2 vols.

2. Informações úteis. Ver, em www.culturaport.blogs.sapo.pt, sínteses dos seguintes títulos:

Saraiva, A. J. 32007. A Cultura em Portugal. Teoria e História. Livro I. Introdução Geral à Cultura Portuguesa. Lisboa: Gradiva. 109-153.

Silva, Augusto Santos; Jorge, Vítor Oliveira, orgs. 1993. Existe Uma Cultura Portuguesa?. Porto: Afrontamento. [Recensão: Rodrigues, E. 2002. Revista da Faculdade de Letras (Lisboa), 5.ª série, 26. 41-45]

Ler:  

Belchior, Maria de Lourdes. 1979. Portugal: o labirinto da saudade. Revista de História Económica e Social, 4. 1-14.

3. Avaliação: 

Em obediência ao regulamento geral de avaliação da Escola, há, pelo menos, dois elementos de avaliação, sendo um exercício escrito presencial. A par daquela avaliação, e podendo substituir um segundo exercício escrito, sugerimos apresentações orais em aula, individuais ou em grupo (dadas as largas dezenas de inscritos), sabendo que, em Cultura, as interacções artísticas de jovens imaginosos favorecem novas utensilagens e motivam engenhos pessoais.

A avaliação assenta na participação (10%), exercício escrito (50%) e, substituindo segundo exercício, apresentação em aula de trabalho previamente combinado com o docente (40%).