Sumários
Humanismo em Portugal
5 Fevereiro 2020, 14:00 • Ernesto José Rodrigues
As épocas da cultura portuguesa
31 Janeiro 2020, 14:00 • Ernesto José Rodrigues
Definições de cultura e critério Dentro-Fora
29 Janeiro 2020, 14:00 • Ernesto José Rodrigues
1.Entendimento de ‘cultura’ antes e depois de E. B. Tylor (1871). A ‘transmissão hereditária’ de T. S. Eliot (1948) contrariada pela ‘memória não hereditária’ de Lótman / Uspenskii (1971). Oito definições operativas em Gustavo Bueno (1997). Bibliografia:Bueno, Gustavo, El Mito de la Cultura, Barcelona: Editorial Prensa Ibérica, 1997.
Eliot, T. S. 1965 [1948, 1961. Notes Towards the Definition of Culture.]. Notas para a Definição de Cultura. Rio de Janeiro: Zahar Editôres. [Edição port.: 1996. Notas para Uma Definição de Cultura. Lisboa: Edições Século XXI]
Lótman, Iúri; Uspenskii, Borís A. [1971]. Sobre o mecanismo semiótico da cultura. In: Iúri Lótman, Borís Uspenskii, V. Ivanóv. 1981. Lisboa: Livros Horizonte. 37-65.
Tylor, Edward B. 1883-1889 [1871]. Primitive Culture. New York: Henry Holt and Co., 2 vols.
2. Informações úteis. Ver, em www.culturaport.blogs.sapo.pt, sínteses dos seguintes títulos:
Saraiva, A. J. 32007. A Cultura em Portugal. Teoria e História. Livro I. Introdução Geral à Cultura Portuguesa. Lisboa: Gradiva. 109-153.
Silva, Augusto Santos; Jorge, Vítor Oliveira, orgs. 1993. Existe Uma Cultura Portuguesa?. Porto: Afrontamento. [Recensão: Rodrigues, E. 2002. Revista da Faculdade de Letras (Lisboa), 5.ª série, 26. 41-45]
Ler:
Belchior, Maria de Lourdes. 1979. Portugal: o labirinto da saudade. Revista de História Económica e Social, 4. 1-14.
3. Avaliação:
Em obediência ao regulamento geral de avaliação da Escola, há, pelo menos, dois elementos de avaliação, sendo um exercício escrito presencial. A par daquela avaliação, e podendo substituir um segundo exercício escrito, sugerimos apresentações orais em aula, individuais ou em grupo (dadas as largas dezenas de inscritos), sabendo que, em Cultura, as interacções artísticas de jovens imaginosos favorecem novas utensilagens e motivam engenhos pessoais.
A avaliação assenta na participação (10%), exercício escrito (50%) e, substituindo segundo exercício, apresentação em aula de trabalho previamente combinado com o docente (40%).