Sumários

A iconografia das fases da vida ou Idades do Homem

24 Abril 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

A iconografia das fases da vida ou Idades do Homem. Principais modelos e seu simbolismo. O modelo das 3 Idades. O modelo das 4 Idades. O modelo das 6 Idades. O modelo das 7 Idades.


Iconografia profana I

20 Abril 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Os planetas e a teoria humoral. A articulação microcosmos-macrocosmos e a relação entre a astrologia/astronomia e a medicina.


Instrumentos de trabalho dos estudos iconográficos

17 Abril 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

1. Dicionários e manuais de iconografia profana e cristã. As principais referências.
2. Fontes literárias cristãs. Os textos sagrados, os apócrifos e a literatura hagiográfica. Das passiones e das vitae às Acta Sanctorum dos bolandistas. A difusão da Legenda Dourada [Legenda aurea] de Tiago de Varazze [Jacobus de Voragine] (1260). As primeiras edições do Flos Sanctorum em português (1513).
3. Arquivos de imagens, indexes iconográficos, bibliotecas especializadas e internet. O sistema ICONCLASS.



Teste presencial.

13 Abril 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Realização do primeiro teste presencial e sem consulta desta UC.


Visita de estudo - Apontamentos sobre a consciência de Zeno

10 Abril 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Aula substituída pela visita de estudo realizada no dia 9 de Março à exposição patente na Galeria 111, intitulada "Apontamentos sobre a consciência de Zeno", do artista João Leonardo (n.1974-). A visita foi guiada pelo próprio artista e pelo docente. Foi explorada a ideia de mapeamento de imagens/ideias patente nesta exposição, estruturada em painéis onde são apresentadas associações e justaposições entre imagens e textos, e o projecto "Mnemosyne" de Aby Warburg, estando ambos estruturados segundo alguns princípios comuns. Em particular, foram tratados os seguintes temas: a ideia de sistema integrado, ou mapa, de imagens de diferentes tipologias, períodos e contextos; a articulação entre imagem e texto; a relevância da gestualidade e manualidade (desenho, colagens, cópia de texto, plástica abstracta, etc); o discurso (pseudo)auto-biográfico e psicanalítico do livro de Svevo, guiado por um objectivo terapêutico, e a sua articulação com a biografia do artista português e a eventualidade de este projecto também poder ser lido como uma prática terapêutica para o próprio artista; as ideias de vício e de prazer, de compulsão e de irresolução associadas ao consumo de tabaco e ao fumo; a publicidade e a construção de uma imagem de masculinidade, virilidade e sedução associada ao tabaco.