Sumários
Iconografia e iconologia. Teoria. Warburg IV
9 Março 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Os objetivos e as caraterísticas do projeto Atlas Mnemosyne, verdadeiro laboratório de imagens: arquivo visual das Pathosformeln; análise do processo histórico da criação artística do Renascimento, na sua articulação com a Antiguidade (Nachleben der Antike) e com o binómio Apolo-Dioniso; a migração e a circulação das imagens (no tempo e no espaço).
Iconografia e iconologia. Teoria. Warburg III.
6 Março 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Além
da história da arte: a viagem à América e o trabalho etnográfico entre os
índios Pueblo.
O colapso mental de A. Warburg e o seu internamento numa clínica
psiquiátrica.
O ensaio sobre o ritual da serpente de 1923 e a interação
entre o primitivo e o moderno.
Introdução ao estudo do último projeto de Warburg: o atlas Mnemosyne (1924-29).
Iconografia e Iconologia. Teoria. Warburg II.
2 Março 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Aby
Warburg.
Análise do pensamento e da herança intelectual de Aby Warburg.
Biografia intelectual de A. Warburg. As teorias dos seus principais professores na universidade: H. Thode, H. Usener, K. Lamprecht, C. Justi, K. Stradonitz, H. Janitschek. A dissertação de doutoramento sobre Botticelli: Primavera, Nascimento de Vénus. A relação entre texto e imagem, o
rasto da Antiguidade nas expressões de pathos das personagens (e seus adereços), a teoria da empatia e a fundamentação para a abordagem psicológica deste
estudo.
Além
da história da arte: 1891-97. A viagem à América e o estudo, in loco, de uma sociedade primitiva: os índios Zuñi e Hopi no Arizona, Colorado e Novo México (Pueblo, Navajo, Oraibi).
Iconografia e Iconologia. Teoria. Warburg I.
27 Fevereiro 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Aby
Warburg.
Análise do pensamento e da herança intelectual de Aby Warburg.
A
conferência sobre os frescos do Palazzo Schifanoia, a astrologia e a reinvenção
da iconologia: leitura comentada de excertos deste estudo. A apologia da
análise integrada das imagens numa perspetiva diacrónica e interdisciplinar (política,
cultura, ciência, magia, literatura). O
conceito de herança / sobrevivência ou “vida póstuma” das imagens da
Antiguidade (Nachleben der Antike). O conceito de Pathosformeln,
ou fórmulas de pathos, i.e., “fórmulas emotivas” (paixão,
excesso, sentimento - poder expressivo que certas fórmulas ou modelos
figurativos tradicionais têm para exprimir sentimentos humanos básicos). O
conceito de engrama e a sua relação com o conceito das fórmulas de
pathos. A iconologia e a psicologia histórica das expressões humanas. A relevância
da identificação do responsável intelectual por um programa iconográfico/iconológico complexo.
Iconografia e iconologia. Definição dos conceitos.
23 Fevereiro 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
A evolução do conceito de iconografia ao longo do tempo. A contra-reforma e os primeiros manuais de iconografia. Os bollandistas e as Acta Sanctorum. A Iconologia de César Ripa (1593). Os desenvolvimentos da iconografia nos séculos XIX e XX em França (Adolphe-Napoléon Didron, Henri Leclercq, Émile Mâle, Louis Réau, Jérôme Baschet) e na Alemanha (Anton Springer, Karl Künstle, Engelbert Kirschbaum).