Sumários

Iconografia e iconologia. Teoria. Warburg IV

9 Março 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Os objetivos e as caraterísticas do projeto Atlas Mnemosyne, verdadeiro laboratório de imagens: arquivo visual das Pathosformeln; análise do processo histórico da criação artística do Renascimento, na sua articulação com a Antiguidade (Nachleben der Antike) e com o binómio Apolo-Dioniso; a migração e a circulação das imagens (no tempo e no espaço).


Iconografia e iconologia. Teoria. Warburg III.

6 Março 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Além da história da arte: a viagem à América e o trabalho etnográfico entre os índios Pueblo.
O colapso mental de A. Warburg e o seu internamento numa clínica psiquiátrica.
O ensaio sobre o ritual da serpente de 1923 e a interação entre o primitivo e o moderno.
Introdução ao estudo do último projeto de Warburg: o atlas Mnemosyne (1924-29).


Iconografia e Iconologia. Teoria. Warburg II.

2 Março 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Aby Warburg. Análise do pensamento e da herança intelectual de Aby Warburg.
Biografia intelectual de A. Warburg. As teorias dos seus principais professores na universidade: H. Thode, H. Usener, K. Lamprecht, C. Justi, K. Stradonitz, H. Janitschek. A dissertação de doutoramento sobre Botticelli: Primavera, Nascimento de Vénus. A relação entre texto e imagem, o rasto da Antiguidade nas expressões de pathos das personagens (e seus adereços), a teoria da empatia e a fundamentação para a abordagem psicológica deste estudo.
Além da história da arte: 1891-97. A viagem à América e o estudo, in loco, de uma sociedade primitiva: os índios Zuñi e Hopi no Arizona, Colorado e Novo México (Pueblo, Navajo, Oraibi).


Iconografia e Iconologia. Teoria. Warburg I.

27 Fevereiro 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Aby Warburg. Análise do pensamento e da herança intelectual de Aby Warburg.
A conferência sobre os frescos do Palazzo Schifanoia, a astrologia e a reinvenção da iconologia: leitura comentada de excertos deste estudo. A apologia da análise integrada das imagens numa perspetiva diacrónica e interdisciplinar (política, cultura, ciência, magia, literatura). O conceito de herança / sobrevivência ou “vida póstuma” das imagens da Antiguidade (Nachleben der Antike). O conceito de Pathosformeln, ou fórmulas de pathos, i.e., “fórmulas emotivas” (paixão, excesso, sentimento - poder expressivo que certas fórmulas ou modelos figurativos tradicionais têm para exprimir sentimentos humanos básicos). O conceito de engrama e a sua relação com o conceito das fórmulas de pathos. A iconologia e a psicologia histórica das expressões humanas. A relevância da identificação do responsável intelectual por um programa iconográfico/iconológico complexo.


Iconografia e iconologia. Definição dos conceitos.

23 Fevereiro 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

A evolução do conceito de iconografia ao longo do tempo. A contra-reforma e os primeiros manuais de iconografia. Os bollandistas e as Acta Sanctorum. A Iconologia de César Ripa (1593). Os desenvolvimentos da iconografia nos séculos XIX e XX em França (Adolphe-Napoléon Didron, Henri Leclercq, Émile Mâle, Louis Réau, Jérôme Baschet) e na Alemanha (Anton Springer, Karl Künstle, Engelbert Kirschbaum).