Sumários
A Virgem do Manto: génese e progressão de um tema tardo-medieval
6 Abril 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
A
Virgem do Manto: génese e progressão de um tema tardo-medieval.
Aplicação do método iconográfico de Erwin Panofsky à pintura "Virgem da Misericórdia" de Gregório Lopes, produzida para a Igreja da Misericórdia de Sesimbra por volta de 1535.
Iconografia e Iconologia. Teoria. Panofsky IV
23 Março 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Estudo de caso: a Alegoria da Prudência de Ticiano como exemplo da aplicação do método iconológico por E. Panofsky.
Iconografia e Iconologia. Teoria. Panofsky III
20 Março 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Estudo de caso: o ensaio de E. Panofsky sobre a relação entre a arquitetura gótica e o pensamento escolástico (1951). Um exemplo de análise iconológica incidindo sobre obras de arte não figurativas.
Iconografia e Iconologia. Teoria. Panofsky II
16 Março 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Continuação da aula anterior. Leitura comentada do texto de E. Panofsky "Iconography and iconology: an introduction to the study of Renaissance art", publicado no livro Meaning in the Visual Arts, de 1955, texto revisto a partir do original publicado em 1939 no livro Studies in Iconology.
Iconografia e Iconologia. Teoria. Panofsky I
13 Março 2018, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Os 3 níveis de significado das obras de arte segundo Erwin Panofsky. O significado primário ou natural (nível pré-iconográfico). Identificação básica (factual) de formas e figuras (seres humanos, animais, etc.) e de atitudes expressionais (triste, contente, etc.). O significado secundário ou convencional (nível iconográfico). Identificação de temas, histórias e alegorias. O significado intrínseco ou simbólico (nível iconológico). Interpretação do sentido de uma imagem enquanto manifestação visual (consciente ou inconsciente) dos princípios fundamentais de uma cultura, época ou filosofia.