Sumários

A Virgem do Manto: génese e progressão de um tema tardo-medieval

6 Abril 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

A Virgem do Manto: génese e progressão de um tema tardo-medieval.
Aplicação do método iconográfico de Erwin Panofsky à pintura "Virgem da Misericórdia" de Gregório Lopes, produzida para a Igreja da Misericórdia de Sesimbra por volta de 1535.


Iconografia e Iconologia. Teoria. Panofsky IV

23 Março 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Estudo de caso: a Alegoria da Prudência de Ticiano como exemplo da aplicação do método iconológico por E. Panofsky.


Iconografia e Iconologia. Teoria. Panofsky III

20 Março 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Estudo de caso: o ensaio de E. Panofsky sobre a relação entre a arquitetura gótica e o pensamento escolástico (1951). Um exemplo de análise iconológica incidindo sobre obras de arte não figurativas.


Iconografia e Iconologia. Teoria. Panofsky II

16 Março 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Continuação da aula anterior. Leitura comentada do texto de E. Panofsky "Iconography and iconology: an introduction to the study of Renaissance art", publicado no livro  Meaning in the Visual Arts, de 1955, texto revisto a partir do original publicado em 1939 no livro Studies in Iconology.


Iconografia e Iconologia. Teoria. Panofsky I

13 Março 2018, 08:00 Luís Urbano Afonso

Os 3 níveis de significado das obras de arte segundo Erwin Panofsky. O significado primário ou natural (nível pré-iconográfico). Identificação básica (factual) de formas e figuras (seres humanos, animais, etc.) e de atitudes expressionais (triste, contente, etc.). O significado secundário ou convencional (nível iconográfico). Identificação de temas, histórias e alegorias. O significado intrínseco ou simbólico (nível iconológico). Interpretação do sentido de uma imagem enquanto manifestação visual (consciente ou inconsciente) dos princípios fundamentais de uma cultura, época ou filosofia.