Sumários

Alta cultura, cultura popular e cultura de massas

19 Abril 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As diversas propostas de definição da cultura popular (R. Williams e J. Storey).

Os ecos da visão arnoldiana da cultura nas reflexões que surgiram na primeira metade do século XX. O crescimento da ‘mass media’, dos estados totalitários na Europa e a atmosfera de temor perante a potencial função doutrinária da cultura de massas.

F. R. Leavis e Q. D. Leavis: a crítica aos produtos da cultura de massas (ficção popular e cinema).

Um exemplo paradigmático da condição problemática da cultura de massas e dos preconceitos surgidos na primeira metade do século XX: a ‘recetividade’ hipnótica e os apelos emocionais do/no cinema.

 

Bibliografia:

BETTON, Gérard (1989): História do cinema: das origens até 1986 (Mem Martins: Europa América).

STOREY, John (2006): Cultural theory and popular culture: an introduction (Harlow: Pearson).

WILLIAMS, Raymond (1983): Keywords: a Vocabulary of Culture and Society (New York: Oxford University Press).


Aula de reposição

7 Abril 2017, 17:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 5 e 12 de março, se encontrava na Universidade Mohammed V de Rabat – Missão de Ensino na Licenciatura de Estudos Portugueses, ao abrigo do Protocolo UL – UM5 – CICL), a aula do dia 8 de março não foi lecionada. Foi marcada (e lecionada) a aula de reposição no dia 7 de abril (das 17:00h às 19:00h, sala 3.1).

 

Leitura e análise oral de dois excertos de dois artigos de Filipe da Rocha Silva (disponíveis na plataforma Moodle) sobre o turismo cultural e sobre o roubo das pinturas de Edvard Munch, publicados na obra Observatório da crítica de Arte (2007).

 

Análise do “turismo cultural”, à luz das relações estabelecidas por Pierre Bourdieu entre a classe social e o consumo cultural.

Análise do fenómeno descrito no segundo texto, à luz das relações estabelecidas por Pierre Bourdieu entre a classe social e o consumo cultural.

 

 

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

SILVA, Filipe da Rocha (2007): Observatório da crítica de Arte (Lisboa: CHAIA).


Primeiro teste de "O Estudo da Cultura / Introdução ao Estudo da Cultura".

7 Abril 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Primeiro teste de "O Estudo da Cultura / Introdução ao Estudo da Cultura".

Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.

Está marcado para o dia 21 de abril de 2017 o primeiro breve trabalho (análise de um texto) individual e escrito (10-12h).


O estudo da cultura e a importância dos rituais e estratégias impostos nas diferentes situações culturais

5 Abril 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Filme na aula (continuação: Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006). Análise do documentário: a dialética entre a conceção da cultura da protagonista (representante das classes trabalhadoras) e do campo artístico: cultura popular vs. ‘alta cultura’. As referências culturais das classes trabalhadoras (pintura decorativa e realista, desportos, televisão…) e a rejeição da pintura moderna (expressionismo abstrato).

Análise dos rituais e estratégias do campo cultural. O conceito do campo cultural: as tomadas de posição. O ‘desafio’, a ‘luta’ e a ‘invasão’ de Teri no campo da ‘alta cultura’

O estudo da composição do campo artístico como um campo dotado de uma lógica interna.

A organização hierárquica de posições no campo cultural.

O capital económico, cultural e simbólico. A procura de autoridade, legitimação e autonomia do campo artístico.

 

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

EMMERLING, Leonhard (2003): Jackson Pollock: 1912–1956 (Lisboa: Taschen/Público).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.


Um caso paradigmático das lutas pelo poder simbólico: pintura moderna e ‘capital cultural’

31 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As abordagens contemporâneas da cultura: a centralidade da visão da cultura como um conjunto de modos de agir e de produzir, assim como de rituais e estratégias impostos nas diferentes situações culturais.

Pierre Bourdieu e as lutas pelo poder simbólico: a distribuição desigual do ‘capital simbólico’ na sociedade. Um caso paradigmático: a história de Teri Horton e o documentário Quem é afinal Jackson Pollock?

Filme na aula: Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006).

As peripécias de uma ex-camionista sem ‘capital cultural’ para autenticar e depois vender um quadro comprado numa loja de artigos em segunda mão como uma obra perdida de Pollock. O desafio que se coloca ao mundo do comércio da arte e dos seus especialistas elitistas.

 

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

EMMERLING, Leonhard (2003): Jackson Pollock: 1912–1956 (Lisboa: Taschen/Público).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.

STOREY, John (2006): Cultural theory and popular culture: an introduction (Harlow: Pearson).