Sumários

A categoria cognitiva e a visão arnoldiana da cultura

22 Fevereiro 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As origens do conceito de cultura.

A crítica literária romântica de Coleridge e o ideal do ‘refinamento’ (‘cultivation’).

Leitura e análise crítica de um excerto da obra de M. Arnold Culture and Anarchy. Elementos analisados:

1) A conceção da Cultura como ‘estudo da perfeição’.

2) As razões da importância da Cultura, segundo o autor inglês, no ‘mundo moderno’.

3) Os elementos, expressões e produtos culturais que constituem, segundo a proposta de M. Arnold, a Cultura.

A visão arnoldiana da cultura: o ideal de ‘perfeição’, a perspetiva elitista e restritiva, (mas também, de certo modo, progressista) da cultura, as virtudes do conhecimento cultural e o corolário do seus efeitos ‘humanizadores’.

 

Bibliografia:

ARNOLD, Matthew (1984): Culture and anarchy (Cambridge: Cambridge University).

EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).



O conceito de cultura: definição e problematização

17 Fevereiro 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Avaliação prévia de conhecimentos dos alunos da turma. Exercício de aula individual e em grupo. Avaliação e discussão dos resultados e respostas do exercício e, quando adequado e possível, conclusões.

 

As categorias e significados da cultura ao longo do tempo: a categoria cognitiva. A procura da ‘perfeição’ e da realização humana através da cultura na Antiguidade clássica e no Humanismo.


Apresentação do programa e da disciplina

15 Fevereiro 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

 

Objetivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao Estudo da Cultura. Neste sentido, pretende-se proporcionar, desde uma perspetiva enfaticamente interdisciplinar, uma introdução ao conceito da cultura, assim como uma visão de conjunto e introdutória de certas obras e autores relevantes, de modo a fornecer ao estudante um quadro amplo de factos e situações relacionados com a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade.

Nesta ordem de ideias, a partir da perspetiva histórica e, fundamentalmente, das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se problematizar e repensar criticamente a compreensão da cultura, assim como desenvolver e aperfeiçoar, gradualmente, as capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

 

Conteúdos programáticos:

O conceito de cultura: definição, evolução e problematização.

O valor cultural: cultura erudita, cultura popular, cultura de massas e indústria cultural.

O Estudo da Cultura e os Estudos Culturais. Identidade, diferença e hegemonia nos discursos críticos contemporâneos: pós-colonialismo e multiculturalismo. Diversidade e globalização.

A cultura e a influência da tecnologia na contemporaneidade.

 

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

Os breves trabalhos individuais e escritos são exercícios (dois) de análise crítica a realizar na sala de aulas numa data a fixar. Trata-se de exercícios de recensão crítica de um texto (teórico, ensaístico ou jornalístico) sobre algum dos aspetos, conceitos ou teorias culturais estudados nas aulas.

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 7 de abril de 2017 (10–12h) e a prova final, escrita e presencial para o dia 7 de junho de 2017 (14h-16h, Anfiteatro II).

 

 

Bibliografia:

AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).

ALLEN, Woody (1981): Para acabar de vez com a cultura (Amadora: Livraria Bertrand).

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

CHABAL, Patrick (2012): The End of Conceit: Western Racionality after Postcolonialism (London: Zed).

EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

HALL, Stuart (2004): A identidade cultural na pós-modernidade (Rio de Janeiro: DP&A).

PIRES, Maria Laura (2004): Teorias da cultura (Lisboa: Universidade Católica Editora).

SCHWANITZ, Dietrich (2006): Cultura: tudo o que é preciso saber (Lisboa: Dom Quixote).

TOMLINSON, John (1999): Globalization and Culture (Chicago: University of Chicago Press).

 

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.

 

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 16 às 18h. (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

 

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.

 

Avaliação prévia de conhecimentos dos alunos da turma.