Sumários

A categoria ideológica e o campo cultural

29 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As distinções entre o ‘bom’ gosto e o gosto ‘vulgar’ e as funções implícitas e indiretas desses juízos estéticos: o fortalecimento da divisão social e da autoridade da classe dominante em termos culturais.

A análise do benefício de legitimação do capital cultural na batalha pelo poder simbólico presente na obra Distinction de Pierre Bourdieu.

A visão da cultura como um conjunto variados de modos de atuar e produzir, mas também de rituais culturais adequados às estratégias impostas nas diferentes situações sociais.

Um exemplo paradigmático: as propostas artísticas da pós-modernidade. A distinção entre ‘bom gosto’ e ‘gosto vulgar’ e a legitimação da distinção de classes.

A ambivalência nas abordagens contemporâneas do estudo da Cultura: o equilíbrio entre o estudo das estruturas e dos modos de agir individuais, mas interdependentes.

Bourdieu e a metáfora do capital cultural: a habilidade para ler e entender os códigos culturais e a sua distribuição desigual na sociedade.

O benefício de legitimação do capital cultural na batalha pelo poder simbólico.

 

 

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).


O campo cultural e o poder simbólico

24 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A conceção marxista da cultura. Antonio Gramsci e a teoria da hegemonia. Os conceitos de negociação e consentimento.

O papel dos intelectuais na reflexão de Gramsci.

As obras de Pierre Bourdieu e o estudo das relações complexas e intrínsecas entre a luta pelo poder social e o uso de produtos culturais.

L’Amour de l’art: Les Musées d’art Européens et leur public (1966): a classificação dos visitantes dos museus segundo parâmetros educacionais e de classe. A relação das classes trabalhadores com os museus e a arte. A alienação, o antagonismo e a rejeição, particularmente, da arte moderna. A falta dos códigos culturais adequados para avaliar e analisar a(s) arte(s) moderna(s).

 

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

CREHAN, Kate (2004): Gramsci, cultura e antropologia (Lisboa: Campo da Comunicação).

GRAMSCI, Antonio (1994): Letters from prison (New York: Columbia University Press).

SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).


A conceção da Cultura e os discursos de poder

22 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A conceção da Cultura e os discursos de poder

Análise (individual e coletiva) de um artigo sobre a estrutura e atividades do Instituto Camões. Avaliação e ponderação da conceção da cultura (revisão das categorias culturais estudadas e das perspetivas de estudo da Cultura passadas e presentes) e os discursos de poder subjacentes às políticas culturais da instituição.

 

Bibliografia:

ROLLO, Maria Fernanda et alii (2012): Ciência, Cultura e Língua em Portugal no Século XX. Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões (Lisboa: Instituto Camões e Imprensa Nacional-Casa da Moeda).


A categoria ideológica da Cultura e a Antropologia Simbólica

17 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A categoria ideológica. A compreensão da cultura como um texto que deve ser lido e interpretado: a importância dos símbolos e das criações e ficções culturais. Estudo de um exemplo concreto da proposta de Clifford Geertz: os valores e caraterísticas do carisma e da figura do carismático na Inglaterra protestante e no Marrocos islâmico dos séculos XVI, XVIII e XIX. A análise da criação da figura e da definição das virtudes do carismático do ponto de vista cultural: uma ficção cultural que simbolicamente reforça a dominação e a autoridade política e religiosa. A divulgação desse símbolo cultural na sociedade: a função dos estereótipos (a respeito da identidade de um povo e das caraterísticas do ‘carismático’) e das obras de arte (a exaltação ad hoc das virtudes do ‘carismático’ nas estátuas, na pintura, na literatura, etc).

 

Bibliografia:

GEERTZ, Clifford (1998): La description dense: verse une théorie interprétative de la culture (Marseille: La description).


A categoria ideológica da Cultura

15 Março 2017, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Foram marcadas as aulas de reposição (devidas à ausência da professora que, entre os dias 5 e 12 de março, se encontrava na Universidade Mohammed V de Rabat – Missão de Ensino na Licenciatura de Estudos Portugueses, ao abrigo do Protocolo UL – UM5 – CICL) nos dias 7 de abril (das 17:00h às 19h, sala 3.1) e 27 de abril (das 12h às 14h, sala 5.1).

 

 

Breve apreciação de um caso concreto e complementar ao dilema apresentado por Clifford: a catalogação das peças exibidas no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.

A categoria social: o estudo do modo de vida e da organização grupal de um povo ou sociedade. A relevância desta categoria nos Estudos Culturais. O distanciamento da conceção canônica da cultura patente na máxima “culture is ordinary” de Raymond Williams.

A categoria ideológica e a antropologia funcionalista. O exame da funções realizadas pelas instituições sociais, entendidas como organizações que satisfazem determinadas necessidades humanas e grupais, nomeadamente a solidariedade social.

A visão da cultura da antropóloga americana Margareth Mead: a cultura é o comportamento aprendido de uma sociedade ou de um subgrupo.

Clifford Geertz e a antropologia simbólica: a cultura entendida como um conjunto de histórias que nós nos contamos sobre nós próprios e como uma ‘rede de significados’.

 

Bibliografia:

CLIFFORD, James (2002): The predicament of culture: twentieth-century ethnography, literature and art.

DURING, Simon (2005): Cultural studies: a critical introduction (London: Routledge).

WILLIAMS, Raymond (1985): Culture and Society (Harmondsworth: Penguin Books).