Sumários

Comentário ao Regulamento Geral de Avaliação. A disciplina no portal académico. Redacção de um texto sobre África e a História de África

21 Setembro 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Consulta do Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e comentários ao mesmo em questões relacionadas com a avaliação, a luta contra a prática de fraude, direitos e deveres dos alunos. Informações sobre o uso da área da disciplina no E-Learning da FLUL.

 

2. Redacção pelos alunos de um texto respondendo a duas perguntas: 1. O que é/representa para si a África? 2. O que sabe sobre a História de África/o que é para si a História de África? As respostas, anónimas, serão o ponto de partida para o debate da próxima aula.


NOTA IMPORTANTE: por motivos técnicos da plataforma Moodle da FLUL, ainda não foi possível fazer o upload do documento "Estrutura do comentário à Bibliografia ao longo das aulas". Será entregue aos alunos na próxima aula.


Apresentação do docente e da disciplina. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação.

18 Setembro 2018, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Apresentação do docente. Objectivos da disciplina.


2. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação na disciplina.  

A metodologia de ensino privilegia a discussão de textos previamente colocados na plataforma moodle e pressupõe uma grande participação dos estudantes na análise dos autores em discussão. Os método de avaliação baseia-se em três componentes e respectivas ponderações: 

a) a elaboração de um trabalho de iniciação à interpretação de fontes para a História de África, em grupo ou individual, apresentado por escrito e oralmente (40%); data de entrega: 27 de Novembro (para o e.mail do docente e em papel)

b) a realização de um teste escrito presencial (40%); data da realização do teste: 21 de Dezembro.

c) a participação nas aulas incluindo: apresentações orais individuais ou em grupo (no mínimo de uma) e respectivas sínteses escritas (no mínimo de uma)  de cerca de 3 páginas (entregues na aula posterior à discussão ou na semana posterior); comentário individual (no mínimo de um) à apresentação dos colegas; participação na discussão dos textos e das matérias;  a assiduidade às aulas é indispensável (excepto para os trabalhadores-estudantes (20%)