Sumários
Simplificações e distorções da História de África. O peso da ordem epistemológica ocidental.
27 Setembro 2022, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Das simplificações e generalizações sobre “a África” e a sua história ao
pensamento crítico. A inferiorização e a exotização dos Africanos e do continente. A compressão da História de África no pensamento de senso comum e as correlatas anulação da autonomia e redução da capacidade de agir atribuídas às sociedades africanas. Um passado pré-europeu supostamente "tribal" — imagem que comporta uma noção de "atraso" e inferioridade face ao Ocidente —e uma sobrevalorização da dominação europeia sobre as sociedades africanas em períodos da história africana em que tal não ocorreu ou constituiu uma excepção de carácter parcial.
2. O peso da ordem epistemológica ocidental da qual dependem as categorias e sistemas conceptuais, quer nos intérpretes ocidentais, quer nos analistas africanos. O questionamento das imagens ocidentais da África: uma África inventada. Estrutura colonizadora e sistema dicotómico de avaliação da alteridade. Comentário a dois excertos da obra de V. Y. Mudimbe.
Calendário e materiais da unidade curricular. Estrutura na análise dos textos a apresentar. Lugares comuns e estereótipos associados ao continente africano
22 Setembro 2022, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Organização do calendário das aulas e dos materiais no E-learning da unidade curricular. Considerações sobre o método de análise e exposição dos textos a apresentar pelos alunos ao longo das aulas (comentário ao esquema que está lançado no E-Learning da cadeira).
Apresentação da unidade curricular e dos métodos de avaliação. Resposta a duas questões pelos alunos.
20 Setembro 2022, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Apresentação dos objectivos da unidade curricular.
A metodologia de ensino privilegia a discussão de textos previamente colocados na plataforma moodle (E-learning) e pressupõe uma grande participação dos estudantes na análise dos autores em discussão. Os métodos de avaliação baseiam-se em três componentes e respectivas ponderações:
a) a elaboração de um trabalho final de iniciação à interpretação de fontes para a História de África, em grupo ou individual, apresentado por escrito e oralmente (40%); data de entrega: entre 7 e 11 de Novembro (para o e-mail do docente em suporte word e pdf)
b) a realização de um teste escrito presencial (40%); data da realização do teste: 29 de Novembro.
c) a participação nas aulas incluindo: uma apresentação oral individual ou em grupo (caso haja oportunidade poderá ser mais do que uma) e respectiva síntese escrita de cerca de 3 páginas (entregues na aula posterior à discussão ou na semana posterior); participação na discussão dos textos e das matérias; a assiduidade às aulas é indispensável e, quando inferior a 75%, entra negativamente na ponderação da nota da participação (excepto para os trabalhadores-estudantes e outros alunos com estatutos especiais); é valorizada a presença dos alunos em eventos científicos organizados em articulação com a unidade curricular noutro horário (20%).
É indispensável consultar diariamente o E-Learning da disciplina.
2. Resposta anónima pelos alunos, por escrito a duas ordens de questões:
1) O que é para si a África; o que sabe sobre África?
2) O que sabe sobre a História de África?
As resposta previamente lidas pelo docente serão a base de uma discussão na aula seguinte.
Recepção aos alunos do 1º ano e resolução de problemas de inscrição em unidades curriculares e turmas
15 Setembro 2022, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Recepção aos alunos do 1º ano de Estudos Africanos e resolução de problemas de inscrição em unidades curriculares e turmas
Considerações prévias sobre a unidade curricular
13 Setembro 2022, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Considerações prévias sobre a unidade curricular