Sumários

PROVA

31 Março 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Conclusão do primeiro exercício escrito: questionário individual.
Prova realizada online, via ZOOM com câmara, audio e partilha de tela.


Particípio (continuação)

30 Março 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Conclusão do estudo do particípio: a lei de Osthoff no particípio de vogal longa. A sintaxe do particípio: atributo, substantivado, circunstancial e suplementar. Alguns verbos que se complementam com particípio. Leitura do texto nº 19 intitulado O rapaz mentiroso. Início do estudo do texto nº 21 do manual intitulado O leão e o mosquito. TPC: realização da tradução da fábula intitulada no manual O gamo e o veado e realização dos respectivos exercícios (digitalizar e enviar por email). 

Aula dada pela plataforma ZOOM com partilha de tela em Word. 


Fábulas de Esopo. Particípio

26 Março 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Leitura e tradução da fábula de Esopo intitulada no manual A formiga e o escaravelho. Revisão da acentuação com as enclíticas apoclíticas na frase. Revisão do superlativo em -τατος e do comparativo de superioridade em .τερος. Revisão do particípio em -μενος e sistematização do particípio em -ντ no tempos: presente, futuro e aoristo (sigmático, temático e vogal longa).  

A docente explicou que a outra parte do exercício escrito seria realizada via online, com câmara ligada e questionário individual sobre o texto que cada aluno trabalhou e enviou à docente até à presente data. Agendaram-se dois dias para o efeito: dias 31 de Março e 1 de Abril. A docente explicou que as respostas dos alunos seriam registadas pela própria docente com partilha de tela com o aluno inquirido, terminando quando este desse a prova por concluída e autorizasse a sua impressão. 

Aula dada pela plataforma ZOOM com partilha de tela em Word.. 


Esopo. O futuro da voz passiva

23 Março 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Continuação da leitura de fábulas de Esopo: texto nº 17 ("O rouxinol e o gavião") e respectivos exercícios, que os alunos já haviam recebido por email classificado.O futuro da voz passiva.


A docente pediu o seguinte trabalho de casa.
Para a aula de dia 26.03 
1. Texto 20 (formiga e escaravelho) com os exercícios
2. Exercícios do texto 18
3. Texto 23 tradução

Lembrou que os alunos têm de enviar a tradução que lhes cabe do texto que constitui uma parte do exercício escrito, no dia 26.03, impreterivelmente. 

Também registou que o trabalho de casa a enviar por email para a aula de 30.03 é a tradução do texto nº 19 com os exercícios respectivos.

Aula dada pela plataforma ZOOM com partilha de écran em word.


Esopo. Aoristo de vogal longa

19 Março 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Continuação da leitura de fábulas de Esopo: leitura, análise sintáctica pormenorizada e tradução do texto nº 18 do manual ("A cabra e o burro"). Correcção da fábula "O agricultor e a árvore" (texto nº14 do manual), o qual os alunos já haviam recebido por email classificado. O aoristo de vogal longa: modos indicativo e infinitivo. 

 
A docente pediu a realização do texto 21 e dos respectivos exercícios para serem enviados por email. 

A docente enviou três textos distribuindo-os pelos alunos, agendando a sua entrega para dia 26.03 e explicou que a tradução desses textos constituiria parte do Primeiro Exercício Escrito.

Aula dada pela plataforma ZOOM com partilha de écran em word.