Sumários

Esopo. Temas em ditongo

23 Abril 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Leitura, estudo e tradução da fábula intitlada O leão e o agricultor, previamente trabalhada pelos alunos e classificada pela docente. O particípio suplementar. Sistematização dos temas em semi-vogal. O comparativo de superioridade em -ίων e o superlativo em -ιστος. Leitura, tradução e estudo da fábula intitulada Um atum e um golfinho, previamente trabalhada pelos alunos e classificada pela docente. O particípio suplmentar com o verbo λανθάνω  .
Aula dada via plataforma ZOOM, com partilha de tela.


Esopo. Genitivo absoluto

20 Abril 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Conclusão do estudo do texto intitulado no manual Jasão e Medeia. O genitivo de separação ou afastamento. Leitura, estudo e tradução da fábula intitulada no manual Os golfinhos, as baleias e o cadoz. O genitivo absoluto.

TPC: fábula intitulada no manual Um atum e um golfinho.
Aula dada via ZOOM com partilha de tela.


Esopo.. Temas em –ι e em –υ. Imperativo

16 Abril 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Conclusão do estudo da fábula de Esopo intitulada no manual O jovem cervo e o pai. O  dativo e o acusativo de relação ou ponto de vista. Sistematização dos temas em –ι e em –υ.

Início do estudo do texto intitulado Jasão e Medeia. Sistematização do imperativo: presente, aoristo sigmático, temático e de vogal longa. De novo a lei de Osthoff na terceira pessoa do plural do imperativo aoristo de vogal longa.
Aula dada via ZOOM com partilha de tela.
TPC: tradução da fábula intitulada no manual O leão e o agricultor, com os respectivos exercícios (enviar via email, depois de digitalizado).


Esopo. Perfeito (continuação)

6 Abril 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Continuação da sistematização do perfeito: o indicativo, o particípio e o infinitivo, nas vozes activa e média e passiva. O mais-que-perfeito: explicação e sistematização. Alguns verbos irregulares cuja enunciação é fundamental memorizar. Leitura, estudo gramatical e tradução da fábula de Esopo intitulada no manual A mosca. Sistematização dos temas em sibilante em -ας. Início do estudo do texto intitulado no manual O jovem cervo e o pai, já corrigido e enviado por email aos alunos. 

TPC: tradução do texto nº 24 do manual, sobre Jasão e Medeia, e respectivos exercícios. A tradução do texto nº 22 do manual sobre Alceste é opcional (enviar por email digitalizado). 

Até esta data todos os exercícios escritos foram enviados devidamente classificados. A docente explicou como se realizaria a segunda prova: prova personalizada, enviada para o email de cada aluno nos dias 27 e 30 (a turma foi dividida devido ao número de alunos), conforme calendário original. A realização seria feita online, à hora da aula, com câmara ligada, via ZOOM. No final os alunos digitalizariam as respostas diante da docente, só saindo da reunião depois de a docente ter imprimido a prova e ter verificado que TODAS as respostas dadas estavam legíveis.

Aula dada pela plataforma ZOOM com partilha de  tela.


Esopo. Perfeito

2 Abril 2020, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Conclusão do estudo da fábula intitulada O leão e o mosquito. O genitivo comparativo e o acusativo de fim ou télico. O valor exortativo do conjuntivo. A crase. Leitura, estudo gramatical e tradução da fábula intitulada no manual O burro e as cigarras. Início do estudo do perfeito: sistematização. 


Aula dada pela plataforma ZOOM com partilha de  tela em Word.