Sumários
Exames globais
11 Novembro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
- Fluorescência dos raios
UV;
- Radiação UV refletida;
- Fotografia à radiação ultravioleta;
- Fotografia de infravermelhos;
Refletografia dos raios infravermelhos.
Visualização de alguns casos de estudo.
Métodos de exame aplicados ao estudo e à conservação de obras de arte
9 Novembro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Radiação visível:
- fotografia com luz normal;
- fotografia técnica:
luz oblíqua, rasante ou tangencial;
luz transmitida ou atravessante;
luz monocromática de sódio;
macrofotografia;
microfotografia.
Visualização de casos de estudo.
Métodos de exame aplicados ao estudo e à conservação de obras de arte
4 Novembro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
A importância da observação à "vista
desarmada".
A instrumentalização do olhar: instrumentos
ópticos
Para que serve à História da Arte o estudo de pigmentos
2 Novembro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Leitura e comentário de um
texto de António João Cruz, intitulado "Para que serve à História da Arte o
estudo de pigmentos?".
Possibilidades e limites do estudo dos pigmentos
numa obra de arte.
Abordagem de alguns casos de estudo.
A INTERDISCIPLINARIDADE: AS OBRAS DE ARTE E AS ÁREAS ENVOLVIDAS NO SEU ESTUDO (conclusão). AS LIMITAÇÕES DO LABORATÓRIO
28 Outubro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Leitura e análise do texto de António João Cruz, “Ciência e Conservação: alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”.
Visualização do
documentário: "O caso dos falsos Van Gogh".
Análise e comentário dos principais eixos
estruturais do documentário:
- a importância dos mercados da arte (cotações);
- o poder dos media;
- a "indústria" Van Gogh";
- a questão da "provenance" e do
inventário;
- o conhecimento e ensaio das técnicas
artísticas;
- o estudo laboratorial e as suas limitações na
detecção de falsos;
- os raios-X no conhecimento da prática
pictórica de Van Gogh.