Sumários

A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS E O PAPEL DOS HISTORIADORES DA ARTE

26 Outubro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

Apresentação de 3 casos de estudo, através dos quais se pretende demonstrar a importância da documentação das obras de arte, das perguntas a realizar ao laboratório e do papel do historiador de arte num processo interdisciplinar: Caso 1 - A questão do aglutinante usado pelo pintor Rembrandt. 
Caso 2 - Os resultados laboratoriais que mostram que uma escultura data do século VI a.C. ou, então, do século XX (O kouros do Getty Museum); 
Caso 3 - As tábuas de Tavira: a radiografia no apoio da decisão de levantamento de um repinte integral do século XVI.


Não houve aula

21 Outubro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

Participação na cerimónia de abertura do Ano Académico na Faculdade de Letras.


A INTERDISCIPLINARIDADE: AS OBRAS DE ARTE E AS ÁREAS ENVOLVIDAS NO SEU ESTUDO

19 Outubro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

O ESTUDO LABORATORIAL DAS OBRAS DE ARTE: POSSIBILIDADES E LIMITES 
Para que serve o estudo laboratorial das obras de arte? 
O que se pode fazer com os métodos laboratoriais? 
Para que serve a informação laboratorial obtida para uma obra? 
Condições em que o estudo laboratorial deve ser feito. 
A importância decisiva das PERGUNTAS. 
Os princípios em que deve assentar um estudo laboratorial: Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.


Não houve aula

14 Outubro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

Participação no Congresso Sphera Mundi: 500 anos da Torre de Belém.

Apresentação de comunicação com o título: 

"Na construção de uma gramática decorativa nacionalista: o imaginário neomanuelino na obra escultórica de Costa Mota tio".



História da aplicação dos Métodos Laboratoriais ao estudo das obras de arte em Portugal (conclusão)

12 Outubro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

O MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA. O projeto "Laboratório em casa própria" de João Couto e a colaboração técnica do engº Manuel Valadares.

Leitura e comentário do texto de João Couto publicado na Gazeta da Física (vol. I, fasc. 6, jan. 1948): "A acção dos físicos e dos químicos nos laboratórios dos museus de arte.