Sumários
A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS E O PAPEL DOS HISTORIADORES DA ARTE
26 Outubro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Apresentação de 3 casos de
estudo, através dos quais se pretende demonstrar a importância da documentação
das obras de arte, das perguntas a realizar ao laboratório e do papel do
historiador de arte num processo interdisciplinar: Caso 1 - A questão do
aglutinante usado pelo pintor Rembrandt.
Caso 2 - Os resultados laboratoriais que mostram
que uma escultura data do século VI a.C. ou, então, do século XX (O kouros do
Getty Museum);
Caso 3 - As tábuas de Tavira: a radiografia no
apoio da decisão de levantamento de um repinte integral do século XVI.
Não houve aula
21 Outubro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Participação na cerimónia de abertura do Ano Académico na Faculdade de Letras.
A INTERDISCIPLINARIDADE: AS OBRAS DE ARTE E AS ÁREAS ENVOLVIDAS NO SEU ESTUDO
19 Outubro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
O ESTUDO LABORATORIAL DAS
OBRAS DE ARTE: POSSIBILIDADES E LIMITES
Para que serve o estudo laboratorial das obras
de arte?
O que se pode fazer com os métodos
laboratoriais?
Para que serve a informação laboratorial obtida
para uma obra?
Condições em que o estudo laboratorial deve ser
feito.
A importância decisiva das PERGUNTAS.
Os princípios em que deve assentar um estudo
laboratorial: Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.
Não houve aula
14 Outubro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Participação no Congresso Sphera Mundi: 500 anos da Torre de Belém.
"Na construção de uma gramática decorativa nacionalista: o imaginário neomanuelino na obra escultórica de Costa Mota tio".
História da aplicação dos Métodos Laboratoriais ao estudo das obras de arte em Portugal (conclusão)
12 Outubro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
O MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA. O projeto "Laboratório em casa própria" de João Couto e a colaboração técnica do engº Manuel Valadares.
Leitura e comentário do texto de João Couto publicado na Gazeta da Física (vol. I, fasc. 6, jan. 1948): "A acção dos físicos e dos químicos nos laboratórios dos museus de arte.