Sumários
História da aplicação dos Métodos Laboratoriais ao estudo das obras de arte em Portugal
7 Outubro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Carlos Bonvalot e os primeiros invisíveis no estudo de obras de arte.
Luís Reis Santos (1898-1967): a utilização das
radiações infra-vermelha e ultra-violeta.
A génese de uma disciplina na Europa e em Portugal
5 Outubro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Contributos da Física:
Wilhelm Conrad Röntgen e a descoberta do r-x (1895)
Desafios científicos da Guerra.
Madeleine Hours e o período de consagração do
Laboratório do Museu do Louvre. Leitura
e comentário de um texto de Magdeleine Hours: A ciência ao serviço da arte (El
correo de la UNESCO, 1981)
Ian Rawlins e o Laboratório da National Gallery
de Londres.
A génese de uma disciplina:
as grandes questões e as suas implicações
- De que é feito;
- Como foi feito;
- Quando foi feito;
- Onde foi feito;
- Por quem foi feito;
- Que função tinha;
- Em que estado de conservação se encontra;
- Como se alterou;
- Como preservar.
Os métodos laboratoriais em Portugal:
Luciano Martins Freire e o restauro de
"pintura antiga"
A génese de uma disciplina
30 Setembro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Os primeiros estudos científicos de obras de
arte e o papel da Química..
O registo fotográfico: contributo de Nicéphore
Niepce e de Daguerre.
os Laboratórios dos Museus: Museus Reais de
Berlim, Museu do Louvre, British Museum
As grandes questões que se têm colocado aos
estudos laboratoriais de obras de arte.
Uma nova consciência patrimonial
28 Setembro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Uma nova consciência patrimonial surgida no
contexto do Iluminismo: o despertar da atividade crítica no estudo e na
intervenção das obras de arte.
O reconhecimento do valor dos testemunhos
históricos como marcas de identidade nacional. A necessidade de melhor conhecer
os bens patrimoniais para melhor os salvaguardar.
Conteúdos Programáticos e Bibliografia
23 Setembro 2015, 12:00 • Clara Moura Soares
Apresentação dos conteúdos
programáticos da disciplina e da respetiva bibliografia.
Estabeleceram-se os pesos dos elementos de
avaliação:
- Teste , sem consulta (50%)
- Trabalho escrito (25%)
- Apresentação oral (25%)