Sumários

História da aplicação dos Métodos Laboratoriais ao estudo das obras de arte em Portugal

7 Outubro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

Carlos Bonvalot e os primeiros invisíveis no estudo de obras de arte.
Luís Reis Santos (1898-1967): a utilização das radiações infra-vermelha e ultra-violeta.


A génese de uma disciplina na Europa e em Portugal

5 Outubro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

Contributos da Física: Wilhelm Conrad Röntgen e a descoberta do r-x (1895) 
Desafios científicos da Guerra. 
Madeleine Hours e o período de consagração do Laboratório do Museu do Louvre. Leitura e comentário de um texto de Magdeleine Hours: A ciência ao serviço da arte (El correo de la UNESCO, 1981) 
Ian Rawlins e o Laboratório da National Gallery de Londres. 

A génese de uma disciplina: as grandes questões e as suas implicações 
- De que é feito; 
- Como foi feito; 
- Quando foi feito; 
- Onde foi feito; 
- Por quem foi feito; 
- Que função tinha; 
- Em que estado de conservação se encontra; 
- Como se alterou; 
- Como preservar.

Os métodos laboratoriais em Portugal: 
Luciano Martins Freire e o restauro de "pintura antiga"


A génese de uma disciplina

30 Setembro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

Os primeiros estudos científicos de obras de arte e o papel da Química.. 
O registo fotográfico: contributo de Nicéphore Niepce e de Daguerre. 
os Laboratórios dos Museus: Museus Reais de Berlim, Museu do Louvre, British Museum 
As grandes questões que se têm colocado aos estudos laboratoriais de obras de arte.



Uma nova consciência patrimonial

28 Setembro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

Uma nova consciência patrimonial surgida no contexto do Iluminismo: o despertar da atividade crítica no estudo e na intervenção das obras de arte. 
O reconhecimento do valor dos testemunhos históricos como marcas de identidade nacional. A necessidade de melhor conhecer os bens patrimoniais para melhor os salvaguardar.


Conteúdos Programáticos e Bibliografia

23 Setembro 2015, 12:00 Clara Moura Soares

Apresentação dos conteúdos programáticos da disciplina e da respetiva bibliografia. 
Estabeleceram-se os pesos dos elementos de avaliação: 
- Teste , sem consulta (50%) 
- Trabalho escrito (25%) 
- Apresentação oral (25%)