Sumários
Partitura na Cadeira
12 Outubro 2018, 14:00 • Fernando Guerreiro
5ª aula (14-16h)
1. Incorporação de 4 alunos da 2ª fase. Apresentação dos alunos novos.
2. Aquecimento psicofísico: articulações (com intenção e passagem de acção), respiração, voz e corpo (focos e centros).
3. Ensaios da Partitura na Cadeira :reforço das intenções e contrastes de vozes, imagens para frases diferentes (5).
4. Imitação de Partituras na cadeira: a pares e com controle das respirações. O jogo de espelhos (eco e sombra) buscando a simultaneidade com comando alternado entre os pares, sentidos alerta e concentração (não concluído).
6ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: ensaios de Partituras do Nome para os alunos novos (depois de exemplificação) e das Partituras na cadeira para todos, buscando a organicidade (harmonia dos centros: intelectivo, afectivo, volitivo) e maior/melhor "naturalidade" na linguagem e comunicação.
2. Contracena das Partituras na Cadeira (só uma) a pares com alternância de comando, procurando a reacção livre (afecção) para esboçar conflitos e contradições (dialética) ( a concluir).
Partitura do Nome
28 Setembro 2018, 14:00 • Fernando Guerreiro
3ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações, respiração e voz.
2. Ensaio da Partitura do Nome: intenções, vozes, forma (imagens)..
3. Imitação da Partitura do Nome a pares, com alternância de quem começa e aprofundamento e controle da respiração (voz) e corpo (procura da simultaneidade).
4.Trabalho coral com as Partituras do Nome privilegiando a memória auditiva.
4ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: concentração, versatilidade das intenções, vozes e corpos para a partitura.
2. Ensaio da partitura do Nome para clarificação das intenções, vozes e corpos e organicidade de contrastes.
3.Contracena da Partitura de Nome a dois com alternâncias dos começos e introdução das reacções.
4. Relaxe e descontração final e memória das aulasz
Apresentação: Avaliação/ Partituras do Nome
21 Setembro 2018, 14:00 • Fernando Guerreiro
1ª aula (14-16h)
1. Apresentação do Programa: objectivos, métodos, meios de funcionamento e critérios de Avaliação (presencial, contínua, relatórios escritos e autoavaliação - quantitativa e qualitativa).
2.Improvisação/ Audição (a três) para testar preferências vocacionais nas respectivas áreas: música, dança, teatro, etc
3. Focos. Centros. Aquecimento psicofísico (articulações, alongamentos).
4. Exemplificação da Partitura do Nome (ensaios e correcções).
2ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico. respiração voz, intenções, imagens.
2. Ensaios individuais da partitura do Nome :reforça clareza das intenções, buscar contrastes - registos, ritmos,alturas e intensidades.
3.Apresentação individual das Partituras do Nome (roda).
4. Repetição das Partituras do Nome em diálogo com o coro (só Voz): coreuta/ coro. Conflito/ contradição.
5. Exemplificação da Imitação da Partitura do Nome: concentração e memória.
6. Relaxe e descontração final.: