Sumários

Exercício de Roda de Animais

16 Novembro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

15ª aula (14-16h)

1. Memória cronológica  de cada aula com vista à elaboração dos Relatórios.
2. Construção de personagens: jogo/ exercício da Roda de Animais: "mímésis"  de um animal a partir dos pés (centros, focos) colocados em situações diferentes (dormir/ beber/ comer, etc) e aplicados à contracena.
3. Apresentação de contracenas a dois das Partituras de Imitação de um animal e situações de "prazer" (sonho) e de "lei da selva".
4. Comentários de auto-avaliação dos pares (qualitativa e quantitativa).

16ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psico-físico: exercícios e jogos de abordagem ao Grotesco (caricatura) e Burlesco (máscaras). Estilos de representação.
2. Sequências de movimentos rectilíneos/ angulares - o "robot".
3. Sequência de movimentos curvilíneos/ redondos - a Esfera.
4. Alternância de movimentos rectilíneos e curvilíneos (parte de cima/ parte de baixo, e vice-versa); direita/ esquerda (e vice-versa).
5. Alternância de movimentos rectlíneos e curvilíneos aplicados  a partes isoladas (cima/ baixo, direita/esquerda) em contracena a dois.
6. Comentários de auto-avaliação qualitativa e quantitativa dos pares.


Partituras individuais sobre rituais mágico-miméticos

9 Novembro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

13ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: respiração, voz e corpo em comportamentos rituais. 2. Levantamento da memória cronológica das aulas anteriores (para relatórios) e melhor incorporação dos alunos das 2ª e 3ª fases sobre toda a matéria dada. 3. Ensaios dos exercícios feitos para avaliação dos novos alunos cruzando e alternando com os alunos mais antigos. 4- Apresentação dos vários exercícios para auto-avaliação depois de comentados a pares e a três. 

14ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: abordagem à Música e Dança rituais. Temas a invocar. Vontade contra-vontade. Dialéctica (contradições). Dionísio e Apolo. Coros e coreutas. 2. Criação de Partituras individuais sobre rituais mágico-miméticos em situação dialéctica qualitativa  e quantitativa. 3. Apresentação individual das Partituras rituais /canto e dança) na roda com mimésis do coro e passagem de acção. 4. Comentários individuais de auto-avaliação qualitativa e quantitativa sobre a inter-relação coreuta-coro.


Partituras de Nome e de Cadeira. Manipulação de Objectos

2 Novembro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

11ª aula (14-16h)

1. Aqucimento psicofísico: articulações com intenção e passagem de acção; focos, centros, voz e corpo; revisão e ensino das Partituras do Nome / Cadeira e Manipulação de Objectos para melhorar a incorporação de alunos da 2ª e 3ª fases e aplicar a auto-avaliação qualitativa e quantitativa. 2. Apresentação das Partituras do Nome e Cadeira em Imitação e Contracena, cruzando e alternando alunos antigos e novos, com os pares a comentar o exercício para auto-avaliação qualitativa e quantitativa e comentários sintécticos dos restantes alunos.

12ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psiccofísico: criação de contextos dialécticos: contradições. 2. Ensaios individuais da partitura de Manipulação de Objectos em contexto dialéctico (conrtrdições/ conflitos) para contracena a três (3) cruzando e alternando alunos antigos e novos, com comentários de auto-avaliação quantitativa e qualitativa. 3. Apresentação das Contracenas a 3 de manipulação de objectos em contextos dialécticos com auto-avaliação do trio e comentários dos alunos e do professor (não concluido).


Partituras do Nome e da Cadeira

26 Outubro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

9ª aula (14-16h)
1. Incorporação de um aluno da 3ª fase: exemplificação dos exercícios das aulas anteriores para incorporação do novo aluno; 
2.Ensaios das Partituras do Nome e da Cadeira visando uma maior e melhor integração dos alunos das 2º e 3ª fases; 
3.  Apresentação individual das Partituras do Nome e da Cadeira dos alunos das 2ª e 3ª fases e alternância entre estes e o resto do grupo da Imitação e Contracena (Não concluído).

10ª aula (16-18h)
1. Aqueccimento psicofíisico: articulações, respiração, voz e copro.
 2. Ensaios individuais das Partituras do Nome e da Cadeira.
3. Continuação e conclusão do trabalho sobre as Partituras do Nome  e da Cadeira , visando principalmente os alunos8as) das 2º e 3ª fases, mas articulando a alternância na Imitação e Contracena do(a)s novos aluno(a)s  com oe srestaantes elementos do gripo.
4. Exmplificação do exercício de Manioulação de Objectos.
5. Ensaios individuais deste último exercício, orientados por mim. 


Partituras do Nome e da Cadeira

19 Outubro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

7ª aula (14-16h)
1.Incorporação de duas alunas da 3ª fase.
2. Aquecimento psicofísico: articulações, respiração, voz e corpo. Focos e centros (trabalho sobre si próprio).
3. Exemplificação das Partituras do Nome (para alunas novas). Apresentação das partituras individuais delas  depois dos ensaios com o grupo todo (memória das intenções e imagens).
4. Imitação e contracena das Partituras do Nome (alunas novas em alternância com o grupo). 

8ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: concentração, intenções e memória.
2. Exemplificação da Partitura na cadeira para alunas novas. Ensaios individuais das Partituras na cadeira para todos.
3. Apresentação individual das Partituras na cadeira para as novas alunas em processo de clarificação e organicidade.
4. Imitação e contracena das Partituras na cadeira alternando a apresentação das novas alunas com os outros alunos.
5. Exemplificação da manipulação dos objectos.