Sumários

Avaliações

21 Dezembro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

25ª aula (14-16h)

1. Clarificação dos critérios e parâmetros de auto-avaaliação em função dos objectivos pedidos e dos métodos utilizados: presencial/ contínua/ qualitativa/ quantitativa.
2. Narração performática / interpretativa do processo criativo a partir dos relatórios de aula e grelha de auto-avaliação dada para avaliação quantitativa e qualitativa.

26ª aula (16-18h)
1. Continuação dos ensaios de preparação para as apesentações individuais de auto-avaliação qualitativa e quantitativa,reforçanddo a clareza das intenções, a organicidade das linguagens  e da comunicação e a capacidade de síntese (versatilidade/ ccontraste).
2. Comentários e avisos gerais sobre a auto-avaliação individual, mostrando as lacunas, a interpretação e desfazzamento entre pedir e dar.

27ª aula = 4 de Janeiro= 14-18h
1. Apresentações individuais de auto-avaliação qualitativa  e quantitativa nos moldes aplicados nas aulas 25 e 26.
2. Comentários sintéticos do docente sobre a melhoria de qualidade das apresentações comparadas com as das aulas anteriores.


Canto, Dança e Coro Grego

14 Dezembro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

23ª aula (14-16h)


1. Entrega de relatórios em falta. Revisão e classificação dos critérios de auto-avaliação e avaliação em função dos objectivos pedidos e dos métodos utilizados em geral e em cada aula.
2. Aquecimento psicofisico:  jogos vocais e corporais com canto e dança. Ensaios da relação coreuta/ coro em situação dialéctica e ritualizada.
3.  Criação de partituras vocais (canto) e corporais (signos e símbolos) para contracena a pares, na roda (coro).

24ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: continuação do trabalho da aula anterior com aprofundamento das intenções, dos contrastes (vozes, corpos, ritmos, intensidades, registos e alturas).
2. Variante do Coro Grego: exercício de contracena a pares no centro da roda (coro). Cada coreuta canta três frases em linguagem não verbal; o outro coreuta reage, imita o canto enquanto vai dançando ritualizadamente. Depois alternam entre si. O coro imita ambos.


Exercício da Marioneta/ Exercício de Narração Colectiva

7 Dezembro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

21ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofisico: articulações, vozes e corpos em descordenação coordenada; descontrole controlado em processo humanizado.
2. Exercício da "Marioneta" (variante), manipulador/ manipulado, Sujeito/ Objecto, criador/ criação em construção de personagem, a pares e trocando entre si, depois a três (um manipula dois, alternadamente, ou dois manipulam um alternadamente, trocando entre si).
3. Contracenas improvisadas a dois com sínteses resultantes (composições) entre criadores e criações.

22ª aula (16-18h)
1. Controle dos Relatóros entregues e em falta. Entrega da Grelha de Avaliação para Auto-avaliaçao dos alunos (as), quantitativa e qualitativamente. Revisão dos critérios de avaliação (presencial, contínua). Relatorios de aula, grelha de auto-avaliação qualitativa e quantitativa.
2. Exercício de Narração colectiva de uma historia:  metade narra, outra  metade "ilustra", em ritmos diferentes (lento, normal, rápido) e trocando depois os grupos entre si. A Épica narrativa (tradição oral).


Partituras de construção de Personagens

30 Novembro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

19ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações , voz, corpo em abertura e exagero (memórias de alternâncias rectilíneas e curvilíneas, descordenação). 
2. Construção de personagens burlescas e grotescas criadas individualmente em situação dialéctica  (contradicções) espácio-temporal.
3. Apresentação das Partituras de construção de Personagens  burlescos na roda com mimésis do coro (grupo).
4. Auto-avaliação individual no fim de cada apresentação sobre o trabalho realizado (quantitativa e qualitativamente).

20ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: o mesmo da aula anterior mas visando maior e melhor Humanização.
2. Ensaios individuais das Partituras de personagens burlesco-grotescas para aplicar em contracena a pares.
3. Apresentação das contracenas de personagens burlescas  e grotescas com comentários de auto-avaliação qualitativa e quantitativa.
4. Comentários do Professor sobre os Relatórios dos alunos visando mais memória afectiva do que mecânica.


Estilos de Representação: Grotesco / Burlesco / Caricatural

23 Novembro 2018, 14:00 Fernando Guerreiro

 17ª aula ( 14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: respiração, voz ao ritmo do corpo, com procura de abertura e irradiação de energias.

2. Jogos e exercícios de controle do corpo e concentração (dinâmica de grupo). Começar e parar ao mesmo tempo em ritmos diferentes (lento/ normal/ acelerado).

3. Acções físicas  executadas em simultâneo (de 1 até 10) com ritmos diferentes (lento/ normal / acelerado) (dinâmica de grupo).


 18ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: abordagem repetida a estilos de representação (Grotresco / Burlesco) - o Caricatual;.

2. Sequências de gestos e movimentos rectilíneos - o Robótico humanizado como estilização. Mímica e Pantomina;

3.Sequência de gestos e movimentos curvilíneos - o requinte amaneirado e humanizado (mímica e pantomina).

4. Alternância de sequências de gestos e movimentos rectilíneos e curvilíneos (cima/ baixo e vice-versa; direita/ esquerda e vice-versa) em posições e ritmos diferentes.