Sumários

Construção de Personagm

29 Março 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

17ª aula (14-16h)

1. Aquecimnto psicofísico: exercícios e jogos de confiança para estimular o contacto físico e a concentração, de respiração, voz e canto para estimulação da oralidade, musicalidade da palavra mágica.

2. Jogo da Marioneta (manipulador/ manipulado) em construção de Personagm (escultor/ pintor/ realizador/ coreógrafo/ encenador,etc) utilizando o tempo/ ritmo lento, normal e rápido e alternância de papéis entre pares e troca de pares.


18ª aula (16-18h)

1. continuação do aquecimento psicofísico da aula anterior para melhorar a interiorização/ incorporação dos objectivos propostos e reforçar a organicidade (harmonia dos centros: intelectual, afectivo e olitivo).

2. Exercício de "Hipnotismo" (hipnotizador/ hipnotizado ) em construção de personagem em processo criativo (a mão"íman" que manipula e leva a todas as contorções estranhas), com trocas de pares e alternâncias entre si.

3. Exemplificação do Exercício (narrador colectivo) a partir do trabalho de respiração, voz e canto desenolido nas duas aulas como linguagem e comunicação.


Construção de Personagem

22 Março 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

15ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações, focos, centros, respiração diafragmática e intercostal.

2. Abordagem à técnica da Máscara: a lei dos três segundos  ( o que faço, porque o faço, como o faço); olhar no colega que tem a acção / olhar para o público; as acções físicas como convenções: subir/ baixar cabeça; curvar coluna; as quatro posições dos pés.

3. Aplicação deste trabalho básico à construção de personagem em situação dialéctica (jogo das contradições) não concluído).


16ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico; ensaios orientados pelo docente com vista à estilização (Burlesco/ Grotesco) dos personagens (Máscaras) e Humanização (veracidade/ credibilidade.

2. Contracena de Personagens /máscaras/ tipos) com técnica da Máscara e a Pares com reacção orgânica e olhar no público.

3. Comentários para autoavaliação do trabalho desenvolvido e concluído nesta etapa iniciática à técnica da Máscara (dificuldades de controeo e Humanização/ organicidade).


Abordagem do Grotesco

15 Março 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

13ª aula (14-16h)

1. Aquecimento Psicofísico: abertura corporal e irradiação a partir de focos, centros e acções físicas exageradas.

2.Abordagem do Grotesco (caricatural) a partir do exercício Descoordenação de movimentos e gestos coordenados, até encontrar uma composição (síntese): construção de Personagem em situação dialéctica (contradições) mas sempre humanizado (não concluído).

14ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: ensaios orientados pelo docente sobre a Construção de Personagem (grotesca) em situação dialéctica (contraditória) e contextos humanizados (espaço/ tempo).

2. Aplicação do trabalho desenvolvido na aula anterior e concluído nesta aula:. Contracena de partituras de manipulação de objectos.

(A aula acabou mais cedo, a pedido dos alunos, para estes podem participar na manifestação sobre o Ambiente)


Partituras de Manipulação de Objectos

8 Março 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

11ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações com intenção e passagem de acção, jogos de concentração e memória (auditiva e visual), trabalho de abordagem à composição a partir de focos e centos reais, imaginários e simbólicos.

2. Aplcação deste trabalho à construção das Partituras de Manipulação de objectos em contextos dialécticos.

3. Ensaios dirigidos pelo docente no sentido de incorporar a respiração no ritual das partituras, visando a organicidade nas contradições e a imprevisibilidade do processo .


12ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: continuação e aprofundamento da aula anterior, introduzindo os contrastes vocais, rítmicos e jogos de intensidades a serem aplicados às partituras de Manipulação de Objectos em contextos dialécticos.

2. Novos ensaios  das Partituras individuais de Manipulação de Objectos para serem aplicados à contracena a três.

3.Ensaios orientados pelo docente da Contracena a três, já anteriormente exmplificada e clarificada.

4. Apresentação das contracenas a três (não concluído).


Partituras de Nome, Cadeira.e Manipulação de Objectos

1 Março 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

9ª aula (14-16h)


1. Aquecimento psicofísico: articulações, focos e centros, exercícios de concentração (samurai), irradiação vocal e corporal, dinâmica de grupo (ritmos e acções físicas).

2. Ensaios de memória de Partituras do Nome e Cadeira e suas variantes (mimésis e contracena) para auto-avaliação e avaliação.

3. Apresentação das Partituras do Nome e Cadeira em Mimésis e contracena a pedido do docente com auto-avaliação feita pelos alunos no final de cada representação (não concluído).


10ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: trabalho orientado sinteticamente sobre a concentração, irradiação vocal e corporal e dinâmica de grupo, aplicada a ideia de ritual (dionisíaco e apolíneo) em contextos dialécticos.

2. Continuação e conclusão das apresentações das Partituras do Nome e Cadeira em Mimésis e Contracena para auto-avaliação.

3. Exemplificação da Partitura de Manipulação de objectos com criação de contextos dialécticos (contradições) em estilos diferentes.

4. Ensaios individuais orientados pelo professor  sobre as partituras de manipulação de objectos a partir das frases e imagens (conteúdos e formas) propostos pelos aluno(a)s.