Sumários

Mimésis das partituras da cadeira

22 Fevereiro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

7ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações, focos, centros (irradiação), exercícios  e jogos de concentração e versitalidade vocal e corporal.
2. Esclarecimentos sobre critérios de avaliação: relatórios de aula, grelha de auto-avaliação qualitativa e quantitativa.
3. Ensaios individuais da Partitura da Cadeira para clarificação e aprofundamento das intenções e dos contrastes vocais (timbres/ musicalidade) e corporais (imagens/ formas, etc), ritmos e intensidades.
4. Imitação a Pares  das Partituras da Cadeira (alternância) (não concluído).

8ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico; jogos de dinâmica de grupo sobre ritmos simultâneos (lento, normal, acelerado) e acções físicas (simultâneas).
2. Abordagem e criação de contextos dialécticos (conflitos e contradições) para reforço das Partituras na cadeira e aplicações na Mimésis.
3.Continuação e conclusão da Mimésis das Partituras na cadeira com repetição individual em diálogo com o Coro e com introdução da reacção orgânica.
4. Relaxe e desconstrução final e memória cronológica das aulas.


Mimésis e contracena da Partitura do Nome

15 Fevereiro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

5ª aula (14-16h)

1.Incorporação de novos alunos : objectivos, métodos, meios e critérios de avaliação (relatórios de aula, autoavaliação qualitativa e quantitativa);

2.Trabalho de Memória das aulas anteriores e exemplificação da Partitura de Nome;

3. Aquecimento psicofísico: articulações, focos e centros (com intenções) e exercícios de respiração e voz;

4. Ensaios individuais das Partituras do Nome (apresentação).

5. Exemplificação da Mimésis e contracena da Partitura do Nome (não-concluído).


6ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: ensaios orientados pelo docente sobre as Partituras do Nome, visando a clareza das intenções, contrastes de voz e corpo, ritmos e intensidades;

2. Apresentação da Partitura do Nome da nova aluna, seguida de Mimésis e contracena com diferentes colegas do grupo;

3. Exemplificação da Partitura da cadeira com trabalho de memória dos contextos (voz e corpo) e repetição coral;

4. Ensaios orientados das Partituras individuais da cadeira (não-concluído).


Mimesis a Pares/ Contracena das Partituras do Nome

8 Fevereiro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

3ª aula (14-16h)
1. Revisão dos objectivos, métodos, meios e critérios de avaliação.
2.Exemplificação da Partitura do Nome pelos alunos.
3. Improvisações a três sobre as preferências artísticas.
4. Aquecimento psicofísico: articulações, focos e centros.
5. Ensaios individuais das Partituras do Nome: apresentação da colega nova e exemplificação em diálogo coral. 

4ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: ensaio orientado pelo professor sobre as partituras do nome, incidindo sobre as intenções, contrastes de voz e corpo, ritmos e volumes.
2. Exemplificação do trabalho a pares sobre a "Mimésis" com comando alternado em eco e sombra (simultaneidade) e reforçando a concentração para auto-controlo e controlo.
3. Apresentação das Mimesis a pares incorporando a colega nova.
4. Exemplificação da Contracena das Partituras do Nome.
5. Apresentação das contracenas do nome a pares com alternância e reacção livre. 


Apresentação: métodos de funcionamento e critérios de avaliação

1 Fevereiro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

1ª aula (14-16h)


1. Apresentação do Programa: objectivos, métodos de funcionamento das aulas e critérios de avaliação;
2. Aquecimento psicofísico: articulações, focos e centros;
3. Exemplificação e ensaios de Partitura do Nome;
4. Apresentação individual da partitura do nome, logo seguida do diálogo entre Coreuta e Coro.

2ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: ensaio orientado pelo docente sobre contrastes de intenções, vozes (respiração, dicção, articulação, projecção), corpos (imagens, formas), ritmos e intensidades;
2. Exemplificação do exercício de Mimesis (imitação) da Partitura do Nome com alternância  e simultaneidade (eco e sombra);
3. Apresentação do exercício de Mimesis da partitura do Nome com repetição para correcções dos vários níveis propostos;
4. Relaxe e descontracção final com trabalho de memória sobre o que se fez, a razão porque se fez e o como se fez.