Sumários

Construção de Personagens

28 Abril 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

19ª aula (14-16h)

1. Aquecimento Psicofísico: articulações (intenção) / jogos de contrastes vocais e corporais com controle (ritmos lentos)
2. Jogo da Marioneta: manipulador(a), criador(a), manipulado(a). Troca de pares num processso criativo (princípio, meio e fim). Construção de Personagens: encenador, realizador, pintor, etc.
3.Marcha em câmera lenta: ganha o último (domínio do corpo).

20ª aula (16-18h)

1. Aquecimento Psicofísico: jogos rítmicos diferentes (lentos, normais, rápidos), a partir de atitudes, posições, gestos e movimentos diferentes.
2. Exercício de Hipnotismo (Íman): manipulador(a)< > manipulado(a) com troca entre si e mudança de pares (uma mão e duas mãos). Conduzir o outro e levá-lo a formas estranhas (de pé, sentado, deitado, etc) e insuflando-o do sopro da vida (intenções sonoras) que o outro(a) imita em simultâneo. A pares, três e quatro.


Composição e construção de personagens/ contra-cenas

21 Abril 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

17ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: artculações (intenção conflituosa), respiração diafragmática e jogos vocais;
2.Sequência de movimentos horizontais e verticais em contradição e conflito (situação dialética);
3. Alternâncias horizontais e verticais a partir de impulsos contraditórios (frente/ trás; esquerda/ direita; cima/ baixo) com escolha da opção dominante.

18ª aula (16-18h)

1.Aquecimento psicofísico: criação improvisada de Atitudes, Posições, Gestos e Movimentos estilizados 8intenções);
2. Sequências de movimentos rectilíneos e curvilíneos em contradição e conflito (intenções dialéticas);
3. Alternâncias rectilíneas e curvilíneas: cima/ baixo e vice-versa; esquerda/ direita e vice-versa;
4. Composições e construção de personagens estlilizadas e contra-cenas a dois e troca constante (o Burlesco).


Diálogo entre canto e dança n: linguagem não-verbal

7 Abril 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

5ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico : articulações (intenção) ; voz e canto do silêncio ao grito); corpo (cerimónias e rituais).
2. Abordagem a exercícios de rituais primitivos (música e dança) com coreuta e coro e passagem de acção.
3. Execução do exercício em roda (coro) com coreuta no canto com partituras diferentes eem eevolução qualitativa e/ou quantitativa (invocação/ vertigem) dionisíaca.


16ª aula ( 16-18h)

1.  Aquecimento psicofísico: relaxe e descontração de costas e concentração para criar partituras em linguagem não-verbal aplicada ao canto.
2.Exercício de abordagem ao Coro grego: diálogo entre Canto (estático) em linguagem não-verbal e Dança actual (imitada a partir do ccanto e com signos estranhos nas formas corporais).
3. Execução do exercício de Coro grego a pares alternaando Canto e Dança e com o Coro a imitar ambos.



Partituras de Manipulação de objectos

31 Março 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

13ª aula (1416h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção), exploração de contrastes vocais e corporais;
2. Trabalho de memória sobre as Partituras de Manipulação deObjectos com criação de contextos;
3. Ensaios das partituras individuais para contracena;
4.Contracena a 3 das partituras de manipulação de objectos (não concluído).

14ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios de irradiação (aberturas de voz e corpo ao espaço e ao tempo);
2. Ensaios das Partituras de mnipulação de Objectos, insistindo nos contrastes (intenções, vozes, corpos);
3. Continuação e conclusão do exercício de contracena a três das partituras de manipulação de objectos;
4. Pequena reflexão final com comentários de alunos.










Partituras de Manipulação de Objectos

24 Março 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

11ª aula (14-16h)

1.Aquecimento psicofísico: articulações (intenção) e passagem de acções (sons, gestos e movimentos);
2. Abordagem à Manipulação  de objectos: construção de contextos (contradiccção/ Conflito / Memória) em espaços entre zonas;
3. Ensaios individuais das Partituras de  Manipulação de Objectos;
4. Apresentação individual do exercício com repetição vocal em diálogo com o "coro" (nao concluído).

12ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: exercícios de concentração sobre objectos a manipular e métodos de aplicação (mímicas com ou sem...):
2. Ensaios individuais das  partituras de manipulação de objectos;
3. Continuação e conclusão do exercício de apresentação das partituras individuais de manipulação de objectos e repetição vocal em diálogo com o coro:
4. Exemplificação da "Contracena a três" das partituras individuais de manipulação de objectos.