Sumários

Contracena a Pares

17 Março 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

9ª aula (14-16h) (sala 10.2)

1. Aquecimento psicofísico: relaxamento.
2. Ensaio (memória) das Partituras na Cadeira (individuais) para aplicar a Contracena a Dois.
3. Exercício de Contracena a Pares das Partituras criadas nas cadeiras reforçando os contrastes de intenções, imagens (formas), vozes e frases.

10ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico e introdução de estilos de representação:;
2.Ensaio(s) de Partituras na Cadeira reforçando a necessidade (importância) de contexto (situação espaço-tempo) e introduzndo estilos de representação: tragédia, comédia, farsa, grotesco e burlesco.
3. Exercício de contracena a dois numa só cadeira.
4. Exemplificação do exercício de manipulação de objectos deentro de zonas fixas a ser desenvolvido na aula seguinte.


Partituras na cadeira

10 Março 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

7ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico direcionado para o ensaio das partituras na cadeira: reforço orgânico das intenções, contrastes (vozes e corpo), variação qualitativa e quantitativa.
2. Ensaios individuais das partituras na cadeira.
3. Continuação e conclusão do exercício das partituras na  cadeira com imitação a dois.
4. Exemplificação do exercicio de Contracena com as partituras na cadeira (alternância individual).

8ª aula (16-18h)

1. Avisos sobre a necessidade de concentração, sobre os objectivos, métodos e avaliação .
2. Aquecimento psicofísico: articulações, centros e focos de irradiação e técnicas de respiração e voz.
3. Ensaio das partituras na cadeira com vista à imitação de partituras a dois (Espelho).
4. Apresentação do exercício de imitação de partituras na  cadeira (a pares) alternando individualmente (não concluído)


Partitura na cadeira

3 Março 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

5ª aula (14-16h)

1. Incorporação dos novos alunos. Aquecimento psicofísico; articulações, focos e centros de irradiação, trabalho de respiração e voz.
2. Exemplificação da Partitura da cadeira: atmosferas  sonoras (intenções). Imagens, vozes diferentes paea cinco frases diferentes. Ensaios individuais.
3. Apresentação individual com repetição do coro (não concluído)

6ª aula (16-18h)

1. Exercício de concentração e memória introduzindo correcções gerais sobre o exercício desenvolvido na aula anterior. Ensaios individuais.
2. Continuação e conclusão do exercício da partitura na cadeira com repetição do coro.
3. Exemplificação da "imitação" da partitura na cadeira, a ser desenvolvida na próxima aula.


Ensaio da partitura do "nome"

24 Fevereiro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

3ª aula (14-16h)

1. Aviso sobre objectivos, métodos, meios e critérios de avaliação: relatórios escritos e auto-avaliação, escrita e lida.

2. Aquecimento psicofísico: focos e centros de irradiação e articulações.

3. Ensaio das Partituras do Nome para aplicar à Imitação alternada a dois, aplicando contrastes vocais, corporais e intencionais.

4. Execução do exercício de Imitação das partituras individuais do Nome a pares.


4ª aula (16-18h)

1.Aquecimento psicofísico: exercício de concentração e memória (partituras).

2. Ensaio das Partituras do Nome para aplicar a "contracena" a dois, aplicando contrastes de intenções (atmosferas sonoras) e imagens (voz/ corpo).

3. Execução do exercício de "contracena" das partituras do nome , introduzindo a reacção orgânica.

4. Relaxe e descontração final com trabalho de memória cronológica da aula.


Apresentação. Prrimeiros Exercícios

17 Fevereiro 2017, 14:00 Fernando Guerreiro

1ª aula (14-16h):

!. Chamada, Preenchimento de Fichas. Registo de preferências vocacionais.
2. Apresentação do Programa: objectivos, métodos, meios de funcionamento e critérios de avaliaçãp (contíinua, relatórios, auto-avaliação escrita e oral).
3. Aquecimentto psico-fisico: articulações e focos.
4. Exercício de apresentação dos alunos com a partitura do Nome (não concluído), seguido de diálogo com o coro.

2ª aula (16-18h):
1. Aquecimento psicofísico:  focos, centros, articulações.
2. Continuação do exercício de apresentação individual dos alunos com a partitura do nome e diálogo coral.
3. Trabalho de Memória corporal e vocal sobre a partitura do nome com vista à sua fixação.
4. Relaxe e descontração final e memória das aulas.