Sumários
Partituras do Nome/ Cadeira e Manipulação de Objectos
15 Novembro 2019, 14:00 • Fernando Guerreiro
15ª aula (14-16h)
Partituras de Nome, Cadeira e Manipulação de objectos
8 Novembro 2019, 14:00 • Fernando Guerreiro
13ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações com intenção e passagem de acção; focos,centros e trabalho vocal;
2.Criação de situações em contexto dialéctico (contradições) tomando como exemplo o trabalho das Partituras de Nome, cadeira e manipulação de objectos;
3. Ensaios individuais orientados das partituras de manipulação de objectos e troca de ordem na contracena a três;
4. Comentários sobre a dialéctica quando aplicada a partituras dramáticas, cénicas ou da representação teatral.
14ª aula (16-18h)
1.Aquecimento psicofísico: exercícios de concentração auditiva e visual apelando à memória na descoberta de alterações;
2. Abordagem ao narrador colectivo e ilustrador colectivo, do ponto de vista da musicalidade da palavra mágica, dos contrastes vocais e rítmicos (lentos/ normais/ acelerados);
3. Ensaios orientados pelo docente, procurando a partir da respiração/ dicção/articulação / projecção a melhor forma possível de iluminar os conteúdos inventados e sempre recriados;
4. Troca de papéis: os narradore colectivos passam a ilustradores colectivos e vice-versa. O processo repete-se.
Mimésis das Partituras do Nome
25 Outubro 2019, 14:00 • Fernando Guerreiro
Mimésis e Partitura na cadeira
18 Outubro 2019, 14:00 • Fernando Guerreiro
9ª aula 814-16h)
1.Aquecimento psicofísico: articulações, centros e jogos de improviso para integração de grupo ( acções físicas, concentração, ritmo).
2. Ensaio das partituras da cadeira para treinar Mimésis, contracena, relação coreuta/ coro e memórias corais.
3. Apresentação da Mimésis da Partitura na cadeira com alternância entre antigos e novos aluno(a)s e a seguir das contracenas da Partitura da cadeira também alternando.
10ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios de mímica e pantomina.
2. Abordagem à Manipulação de objectos e criação de contextos em situação dialéctica :narração. contrastes (vozes/ corpos), intenções.
3. Parituras individuais de Manipulação de objectos (reais e imaginários). Exemplificação e ensaios orientados pelo docente,
4. Apresentações individuais das partituras de manipulação de objectos.
5. comentários de autoavaliação e exemplificação da contracena.
Mimésis e Contracena da Partitura da cadeira
11 Outubro 2019, 14:00 • Fernando Guerreiro
7ªaula (14-16h)
1.Memória cronológica das aulas anterioes para melhor (re)integração das novas alunas.
2. Aquecimeto psicofísico: articulações comp assagem de acção, focos, centros,r espiração e voz.
3. Memória e ensaios individuais da Partitura na Cadeira: 15 atmosferas sonoras (intenções), 5 Imagens e 6 frases.
4. Aresentações individuais e trabalho de Memória coral.
5. Comentários do Professor sobre as apresentações, depois dos alunos se terem auto-avaliado individualmente.
8ª aula (16-18h)
1.Aquecimentopsicofíico: ensaio orientado pelo Professor das Partituras da cadeira e exemplificação da Mimésis.
2. Novos ensaios da Partitura da cadeira, visando a clarificação das intenções, das imagens e aprofundando contrastes.
3. Exercícios a pares da Mimésis da Partitura da cadeira, com alternância, controle e simultaneidade (espelho).
4.Exercício a pares da Contracena da Partitura na cadeira em diálogo, com reacção livre e rigorosa estrutura formal.