Sumários

Partituras do Nome/ Cadeira e Manipulação de Objectos

15 Novembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

15ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psiofísico: articuações, focos, centros e trabalho sobre "artes marciais" (karaté, taichi, kabuki, Nô, etc) tudo em câmera lenta, versão ritual para tomada de consciência do movimento (princípio/ meio/ fim) e a atitude e forma se transformarem em signo/ símbolo. Trabalho vocal alargado às caixas de ressonância.
2. Ensaios da aplicação deste aquecimento às Partituras do Nome/ Cadeira e Manipulação de Objectos, assim como o aprofundamento dos contextos dialéccticos, sobretudo na Partitura de Manipulação de objectos.
3. Apresentações individuais e contracenas cruzadas (1ª com 2ª fases).

16ª aula (16-18h)
1. Trabalho de concentração e memória sobre o aquecimento da aula anterior para aplicar à Partitura de manipulação de objectos.
2. Ensaios da Partitura de manipulação de objectos mas agora sem os objectos e buscando a síntese dessa manipulação e privilegiando a narração oral (épica narrativa) em contexto dialéctico.
3. Apresentações individuais com resultados satisfatórios embora ainda muito presos à vivência dos "acontecimentos" e menosà Memoria (contar a história de forma mágica/ fantástica/ contradictória).


Partituras de Nome, Cadeira e Manipulação de objectos

8 Novembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

13ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações com intenção e passagem de acção; focos,centros e trabalho vocal;

2.Criação de situações em contexto dialéctico (contradições) tomando como exemplo o trabalho das Partituras de Nome, cadeira e manipulação de objectos;

3. Ensaios individuais orientados das partituras de manipulação de objectos e troca de ordem na contracena a três;

4. Comentários sobre a dialéctica quando aplicada a partituras dramáticas, cénicas ou da representação teatral.


14ª aula (16-18h)

1.Aquecimento psicofísico: exercícios de concentração auditiva e visual apelando à memória na descoberta de alterações;

2. Abordagem ao narrador colectivo e ilustrador colectivo, do ponto de vista da musicalidade da palavra mágica, dos contrastes vocais e rítmicos (lentos/ normais/ acelerados);

3. Ensaios orientados pelo docente, procurando a partir da respiração/ dicção/articulação / projecção a melhor forma possível de iluminar os conteúdos inventados e sempre recriados;

4. Troca de papéis: os narradore colectivos passam a ilustradores colectivos e vice-versa. O processo repete-se.


Mimésis das Partituras do Nome

25 Outubro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

11ª aula (14-16h)
1. Levantamento cronológico teórico-prático da memória das aulas visando a fixação dos Relatórios e a Auto-avaliação.
2. Aquecimento psicofísico: articulações, focos , centros, trabalhos de respiração, voz e corpo, visando o trabalho sobre as partituras individuais (nome, cadeira, manipulação de objectos) para auto-avaliação.
3. Apresentação das partituras individuais referidas com auto-avaliação final dos aluno(a)s e avaliação do docente sobre cada um dos trabalhos.

12ª aula (16-18h)
1.Aquecimento psicofísico: revisão sintética sobre o ensaio das partituras de nome, cadeira e manipulação de objectos para Mimésis e contracena.
2.Apresentação da Mimésis das Partituras do Nome com auto-avaliação dos alunos e comentários do professor (avaliação).
3. Apresentação das Contracenas a dois das Partituras do Nome com auto-avaliação dos alunos e avaliação feita pelo docente.
4. Apresentação das partituras individuais na cadeira em mimésis e contracenas a dois com autoavaliação dos alunos e do docente.
5. Tentativa de apresentação da Partitura de Manipulação de objectos (falhada).


Mimésis e Partitura na cadeira

18 Outubro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

9ª aula 814-16h)

1.Aquecimento psicofísico: articulações, centros e jogos de improviso para integração de grupo ( acções físicas, concentração, ritmo).

2. Ensaio das partituras da cadeira para treinar Mimésis, contracena, relação coreuta/ coro e memórias corais.

3. Apresentação da Mimésis da Partitura na cadeira com alternância entre antigos e novos aluno(a)s e a seguir das contracenas da Partitura da cadeira também alternando.


10ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: exercícios de mímica e pantomina.

2. Abordagem à Manipulação de objectos e criação de contextos em situação dialéctica :narração. contrastes (vozes/ corpos), intenções.

3. Parituras individuais de Manipulação de objectos (reais e imaginários). Exemplificação e ensaios orientados pelo docente,

4. Apresentações individuais das partituras de manipulação de objectos.

5. comentários de autoavaliação e exemplificação da contracena.


Mimésis e Contracena da Partitura da cadeira

11 Outubro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

7ªaula (14-16h)

1.Memória cronológica das aulas anterioes para melhor (re)integração das novas alunas.

2. Aquecimeto psicofísico: articulações comp assagem de acção, focos, centros,r espiração e voz.

3. Memória e ensaios individuais da Partitura na Cadeira: 15 atmosferas sonoras (intenções), 5 Imagens e 6 frases.

4. Aresentações individuais e trabalho de Memória coral. 

5. Comentários do Professor sobre as apresentações, depois dos alunos se terem auto-avaliado individualmente.


8ª aula (16-18h)

1.Aquecimentopsicofíico: ensaio orientado pelo Professor das Partituras da cadeira e exemplificação da Mimésis.

2. Novos ensaios da Partitura da cadeira, visando a clarificação das intenções, das imagens e aprofundando contrastes.

3. Exercícios a pares da Mimésis da Partitura da cadeira, com alternância, controle e simultaneidade (espelho).

4.Exercício a pares da Contracena da Partitura na cadeira em diálogo, com reacção livre e rigorosa estrutura formal.