Sumários

Partitura do Come e Contracenas

4 Outubro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

5ª aula (14-16h)

1. Incorporação dos novos alunos (2ª fase). memória da matéria dada (Programa, métodos, meios e critérios de avaliação).
2.Aquecimento psicofísico: foco, centros e articulações; respiração e voz. Partituras do nome, ensaios individuais.
3. Apresentações individuais das Partituras do Nome das colegas novas, depiis de aquecimento conjunto (vocal, corpoal e coral)
4.Incorporação das alunas novas através do trabalho de memória.

6ª aula (16-18h)
1.Ensaios da Partitura de Nome  e exemplificação da Mimésis.
2. Mimésis da Pratitura do Nome cruzando antigos e novos colegas.
3. Ensaios da Partitura do Nome e exemplificação da Contracena.
4. Contracenas da Partitura do Nome alternando antigos e novos colegas e trabalho coral com ada aluno (coreuta) em contraponto dialogado com o resto do grupo (coro).


Partitura na Cadeira

27 Setembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

3ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações, focos, centros e revisões (Programa);
2. Trabalho de Voz e corpo orientado para contrastes (conteúdo/forma);
3. Exemplificação da Partitura na cadeira (5 intenções, 5 formas, 5 frases) em evolução qualitativa e quantitativa;
4. Apresentações individuais da Partitura na cadeira e repetição com coro em relação (coreuta/ coro);
5. Ensaios de correcção, aprofundamento e consolidação como resposta a questões levantadas.

4ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: ensaios técnicos orientados sobre as partituras da cadeira tendo em vista a mimésis;
2. Exemplificação da mimésis na partitura com a cadeira;
3. Apresentações a pares da mimésis com a partitura na cadeira, buscando simultaneidade e em alternância;
4. Exemplificação da contracena a pares com a partitura na cadeira utilizando alternância e reacção livre;
5. Relaxe e descontração final e memória das aulas.


Apresentação. Avaliação

20 Setembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

1ª aula (14- 16h)
1. Preenchimento das Fichas e apresentação do Programa: objectivos, métodos, meios  e critérios de avaliação;
2. Aquecimento psicofísico: focos, centros e articulações;
3. Exempificação e ensaios da partitura do nome (apresentação);
4. Apresentações individuais da partitura do nome e diálogo coreuta/ coro;
5. Trabalho individual sobre as partituras para compreender, aprofundar e consolidar a articulação entre formas e conteúdos e procurar encontrar organicidade.

2ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: ensaio orientado sobre contrastes, de intenções/ vozes/ corpos/ ritmos e intensidades (formas > conteúdos);
2. Exemplificação do exercício de mimesis (imitação) à partitura  do nome a pares com alternância e simultaneidade (eco e sombra;
3. Apresentação do exercício de mimésis com a partitura do nome;
4. Exemplificação da contracena com a partitura do nome;
5. Apresentação a dois da partitura do nome (reacção e alternância);
6. Relaxe e descontração final e trabalho de memória sobre as aulas