Sumários
31 Maio 2018, 10:00
•
Fernando Guerreiro
Feriado Nacional
24 Maio 2018, 10:00
•
Fernando Guerreiro
25ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios e jogos de construção de personagens em processo de criação artística;
2. Exercício da Marioneta (Manipulador/ Manipulado, Criador/ Criação) em construção de personagens (encenador/ actor/ coreógrafo/ bailarino/ realizador/ actor/ escultor / matéria prima, etc) a dois trocando entre si, a três (um manipula dois, com troca, etc) e a quatro (dois manipulam dois, com troca, etc) e alternâncias.
3. Comentários de auto-avaliação e avaliação sobre os resultados individuais e colectivos.
26ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios e foco de auto-controle e controle de personagens à distância e a partir de focos fixos ou móveis (mão(s), pé(s) ou outros).
2. Exercício de "Hipnotismo" ou "Íman" a dois, três, quatro, etc, com troca entre si e depois no grupo, onde a partir da mão aberta, como espelho (íman) e mantendo uma distância fixa (10cm), cada personagem em processo criativo faz passar o(s) outro(s) por atitudes, posições, gestos, signos, símbolos, etc. , tentando gravar na memória as etapas do rprocesso e reproduzi-las..
17 Maio 2018, 10:00
•
Fernando Guerreiro
23ª aula ( 10-12h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios e jogos sobre rituais (Voz, corpo, canto, dança) com linguagem verbal e não-verbal;
2. Continuação do exercício de Coro Grego com diálogo entre Canto e Dança com irradiação dos Coreutas, repetição do coro (canto/ dança) e troca dos coreutas entre si e utilizando o máximo de contrastes (intenções / ritmos/ alturas e intensidades) (não concluído).
24ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísicco: ensaios de clarificação das Partituras individuais dos Coreutas (canto) com frases.
2. Continuação e conclusão do exercício do Coro Grego que, tal como na aula anterior, tem a auto-avaliação dos Coreutas e comentários da participação coral.
4. Comentários do docente sobre a auto-avaliação dos alunos e o estado dos Relatórios.
10 Maio 2018, 10:00
•
Fernando Guerreiro
21ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofisico: exercícios de respiração (dicção/ articulação/ projecção) com contrastes (timbres/ atmosferas/ intensidades) apllcados a intenções diferentes.
2. Exercícios e jogos de composição de personagens a partir da Deformação do corpo humanizado (o grotesco/ caricatura).
3. Contracena a dois com reacção coral livre e orgânica. Autoavaliação das contracenas.
22ª aula (12-14h)
1.Aquecimento psicofisico: continuação e aprofundamento do trabalho de respiração e voz da aula anterior com rituais primitivos.
2. Abordagem e exemplificação do exercício "coro grego": diálogo cantado (linguagem não verbal) entre música (canto) e dança (ritual primitivo) com repetição alternada de coro (em roda).
3. Ensaios individuais das "frases" cantadas a aplicar no diálogo e apresentação na roda com alternância entre os pares e reacção livre (não concluído).
3 Maio 2018, 10:00
•
Fernando Guerreiro
19ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações, jogo de ritmos (marcha em câmera lenta) em evolução ascendente/ descendente (anão/ gigante).
2. Sequências de Movimentos Horizontais a partir de forças em confronto com opção da dominante (vontade/ contra-vontade) em várias direcções e sentidos (frente/ atrás/ esquerda/ direita,etc).
3. Sequências de Movimenbtos verticais (dominante cima/baixo). Objectivos: concentraçãp, autocontrole e contradições (dialética).
4. Alternância de movimentos horizontais e verticais.
20ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: jogos der composição em estilos de representação diferentes (grotesco/ burlesco/ farsa trágica / tragicomédia).
2. Sequências de Movimentos rectilíneos em processo de humanização e contrastes de intenções.
3. Sequência de movimentos redondos com intenções diferentes, sendo humanizadas durante o processo evolutivo.
4. Alternâncias de movimentos rectilíneos e redondos em diálogo das partes em conflito/ contradição (cima/ baixo, direita/esquerda, etc) (não concluído).