Sumários

Feriado Nacional

31 Maio 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

Feriado Nacional


Exercício da marioneta

24 Maio 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

25ª aula (10-12h)

1. Aquecimento psicofísico: exercícios e jogos  de construção de personagens em processo de criação artística;
2. Exercício da Marioneta (Manipulador/ Manipulado, Criador/ Criação) em construção de personagens (encenador/ actor/ coreógrafo/ bailarino/ realizador/ actor/ escultor / matéria prima, etc) a dois trocando entre si, a três (um manipula dois, com troca, etc) e a quatro (dois manipulam dois, com troca, etc) e alternâncias.
3. Comentários de auto-avaliação e avaliação sobre os resultados individuais e colectivos.

26ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios  e foco de auto-controle e controle de personagens à distância e a partir de focos fixos ou móveis (mão(s), pé(s) ou outros).
2. Exercício de "Hipnotismo" ou "Íman" a dois, três, quatro, etc, com troca entre si e depois no grupo, onde a partir da  mão aberta, como espelho (íman) e mantendo uma distância  fixa (10cm), cada personagem em processo criativo faz passar o(s) outro(s) por atitudes, posições, gestos, signos, símbolos, etc. , tentando gravar na memória as etapas do rprocesso e reproduzi-las.. 


Exercício de Coro Grego

17 Maio 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

23ª aula ( 10-12h)

1. Aquecimento psicofísico: exercícios e jogos sobre rituais (Voz, corpo, canto, dança) com linguagem verbal e não-verbal; 
2. Continuação do exercício de Coro Grego com diálogo entre Canto e Dança com irradiação dos Coreutas, repetição do coro (canto/ dança) e troca dos coreutas entre si e utilizando o máximo de contrastes (intenções / ritmos/ alturas e intensidades) (não concluído).

 24ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísicco: ensaios de clarificação das Partituras individuais dos Coreutas (canto) com frases.
2. Continuação e conclusão do exercício do Coro Grego que, tal como na aula anterior, tem a auto-avaliação dos Coreutas e comentários da participação coral.
4. Comentários do docente sobre a auto-avaliação dos alunos  e o estado dos Relatórios.


Composição de personagem. Coro Grego

10 Maio 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

21ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofisico: exercícios de respiração (dicção/ articulação/ projecção) com contrastes (timbres/ atmosferas/ intensidades) apllcados a intenções diferentes. 
2. Exercícios e jogos de composição de personagens a partir da Deformação do corpo humanizado (o grotesco/ caricatura).
3. Contracena a dois com reacção coral livre e orgânica. Autoavaliação das contracenas.

22ª aula (12-14h)
1.Aquecimento psicofisico: continuação e aprofundamento do trabalho de respiração e voz da aula anterior com rituais primitivos.
2. Abordagem e exemplificação do exercício "coro grego": diálogo cantado (linguagem não verbal) entre música (canto) e dança (ritual primitivo) com repetição alternada de coro (em roda).
3. Ensaios individuais das "frases" cantadas a aplicar no diálogo e apresentação na roda com alternância entre os pares e reacção livre (não concluído).



Movimentos Horizontais/ Verticais

3 Maio 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

19ª aula (10-12h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações, jogo de ritmos (marcha em câmera lenta) em evolução ascendente/ descendente (anão/ gigante).

2. Sequências de Movimentos Horizontais a partir de forças em confronto com opção da dominante (vontade/ contra-vontade) em várias direcções e sentidos (frente/ atrás/ esquerda/ direita,etc).

3. Sequências de Movimenbtos verticais (dominante cima/baixo). Objectivos: concentraçãp, autocontrole e contradições (dialética).

4. Alternância de movimentos horizontais e verticais.


20ª aula (12-14h)

1. Aquecimento psicofísico: jogos der composição em estilos de representação diferentes (grotesco/ burlesco/ farsa trágica / tragicomédia).

2. Sequências de Movimentos rectilíneos em processo de humanização e contrastes de intenções.

3. Sequência de movimentos redondos com intenções diferentes, sendo humanizadas durante o processo evolutivo.

4. Alternâncias de movimentos rectilíneos e redondos em diálogo das partes em conflito/ contradição (cima/ baixo, direita/esquerda, etc) (não concluído).