Sumários
Ensaio da Partitura na Cadeira
15 Março 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
7ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações, exercícios de abertura do corpo (irradiação, respiração e voz). 2. Exercício de improvisação com tema dado e local definido. 3. Ensaio das Partituras do Nome para aplicar à Contracena introduzindo a abordagem às contradições (dialética). 4. Continuação e conclusão do exercício de Contracena das Partituras do Nome com reacção orgânica.
8ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: construção de formas e imagens vocais e corporais para aplicar a um narrador(a). 2. Ensaio da Partitura na cadeira aplicado a 5 frases com criação de contextos (memória) e trabalho coral. 3. Apresentação do exercício das Partituras na Cadeira com Memória vocal, corporal e de intenções (não concluído).
Partituras do Nome para Imitação
8 Março 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
5ª aula (10-12h)
1.Aquecimento psicofísico: articulações, respiração, voz e abertura corporal (irradiação). 2. Ensino das Partituras do Nome para Imitação (Pares). 3. Apresentação e conclusão do Exercício de Imitação das Partituras do Nome a dois com alternância de começo. 4. Exemplificação do Exercício de Contracena das Partituras do Nome com reacção livre e orgânica..
6ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: concentração sobre contrastes (intenções/ registos vocais/ formas (imagens)/ ritmos / intensidades). 2. Aplicação do Aquecimento às Partituras do Nome (ensaio). 3. Apresentação do Exercício de Contracena das Partituras do Nome (a Pares) (Não concluído).
Partitura do Nome
1 Março 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
3ª aula (10-12h)
1. Aquecimento Psicofísico: articulações, focos, centro e respiração/ voz;
2. Ensaios de Partituras do Nome orientados para a criação de intenções e contrastes (vocais/ corporais), visando um processo de organicidade criativa;
3. Continuação do Exercício de apresentação da Partitura do Nome (individual) seguido da repetição vocal com o Coro (eco) em Diálogo (não concluído).
4ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios de concentração e memória sobre contrastes (registos/ timbres /intensidades/ alturas) vocais e corporais (imagens/ formas /atitudes/ posições/ gestos/ movimentos) e intenções para aplicar a partitura do Nome;
2. Ensaios individuais corrigidos e orientados para a humanização da linguagem e comunicação;
3. Continuação e conclusão do Exercício da Partitura do Nome (individual) seguido de Diálogo com o Coro.
Apresentação do Programa. Método de Avaliação
22 Fevereiro 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
1ª aula (10-12h)
1. Chamada geral. Preenchimento de Fichas, colagem de fotos e registo de presenças.bem como das preferências vocacionais.
2. Apresentação do Programa: objectivos, métodos, meios de funcionamento e critérios de avaliação (contínua). Relatórios de aula e de autoavaliação (grelha) escrita e oral.
3. Aquecimento psicofísico: articulações, focos e centros.
4. Exemplificação do exercício de apresentação individual dos alunos com a Partitura do Nome. Ensaios e apresentação (não concluído).
2ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações, centros e focos.
2. Continuação do exercício de apresentação individual dos alunos com a Partitura do Nome, depois de ensaios orientados sobre contrastes vocais, corporais e de intenções, agora com memória vocal e corporal e ainda diálogo coral (Coreuta > Coro) (não concluído).
3. Relaxe e descontração final.