Sumários
Partituras do Nome e Cadeira
26 Abril 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
17ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações com intenção e passagem da acção e jogos de concentração;
2. Ensaios das Partituras de manipulação de objectos assim como Partituras do Nome e cadeira.
3. Revisão dos objectivos, métodos e meios para aplicar à grelha de auto-avaliação.
18ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: exercício de concentração sobre memória visual e auditiva.para auto-avaliação e avaliação.
2. Ensaios das Partituras do Nome, Cadeira e sobretudo de Manipulação de objectos para aplicar à Contracena a três.
3. Revisão e conclusão da Contracena a três do exercício de Manipulação de objectos para auto-avaliação e avaliação. Comentários do grupo.
Partituras de manipulação de objectos
19 Abril 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
15ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios de irradiação vocal e corporal a partir de focos e centros.
2. Trabalho de composição e de estilos (abordagem) para aplicar à Manipulação de objectos com Partituras.
3. Ensaios orientados das Partituras de Manipulação de objectos p ara contracenar a três.
4. Apresentação continuada das partituras em contracena (não concluído).
16ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísiico.
2. Ensaio das Partituras de manipulação de objectos com vista à criação de contextos dialécticos aplicado a construção de personagens.
3. Apresentação das Partituras em contracena a três com avaliação quantitativa e qualitativa do grupo (não concluído).
Contextos dialéticos de situações concretas/ Partituras de manipulação de objectos
12 Abril 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
1ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção contraditória) e passagem de acção (memória passada condiciona presente e afecta futuro). 2.Trabalho sobre movimentos rectilineos e curvilíneos aplicados à noção de mímica (manipulação e distância). 3. Ensaio de contextos dialéticos visualizando situações concretas (espaço/ tempo/ interlocutores imaginários).
14ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: continuação do trabalho anterior aplicado ao ensaio das Partituras de manipulação de objectos. 2. Nova exemplificação do exercício (actualização/ eevolução qualitativa/ quantitativa), introdução de "acto falhado" (o que escapa ao controle), a imprevisibilidade do jogo de cena. 3. Ensaios de apresentação das partituras de manipulação de objectos (não concluído))
Memória corporal e vocal
5 Abril 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
11ª aula (10-12h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações com intenção e passagem de acção. trabalho de corpo e voz. 2. Levantamento de memória sobre o trabalho feito com vista à construção dos relatórios e impressão pessoal aula a aula. 3. Exemplificação da memória corporal e vocal sobre as improvisações feitas e os exercícios executados (não concluído).
12ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: exercício de memória vocal e corporal trabalhado individualmente e partilhado com os colegas que se cruzaram na "imitação contracena" ou trabalho com o "coro". 2. Abordagem e exemplificação do trabalho sobre as contradições e contextos (noção de dialética), para aplicação ao exercício de construção de partituras para a manipulação de objectos em contexto dialético (não concluído).
Partituras da Cadeira. Imitação a Dois
22 Março 2018, 10:00 • Fernando Guerreiro
9ª aula (110-12h)
1. Aquecimento psicofísico: focos, centro, exercícios e irradiação corporal e vocal. 2. Ensaios individuais das Partituras da Cadeira e de Imitação (a Dois). 3. Exemplificação do exercício de Imitação (pares) das Partituras da cadeira e sua apresentação (não concluído)
10ª aula (12-14h)
1. Aquecimento psicofísico: exercícios de memória auditiva e visual (sons e formas) para criar personagens (situações). 2. Novos ensaios comentados das Partituras na cadeira (contextos) para aplicar na Imitação sincronizada. 3. Continuação do exercício anterior com repetição alternada para aprender a orientar (não concluído).