Sumários

Terceiras línguas; investigação, caminhos e desafios. L3, Ln

2 Maio 2018, 14:00 António Manuel dos Santos Avelar

Terceiras línguas; investigação, caminhos e desafios.
A investigação sobre o multilinguismo; moldura conceptual, principais momentos e definições.

Aprendentes e utilizadores de uma L3. 
Aspetos psicolinguísticos da aprendizagem de uma terceira língua
Prestígio linguístico e atitudes face ao multilinguismo.

Textos de trabalho:
1
Jessner Ulrike (2008). State-of-the-Art Article:Teaching third languages: Findings, trends and challenges. Cambridge University Press, 41:1, 15–56.
2
Sofia Alexandra Saraiva dos Santos  (doutoranda do CPLE)
A Língua Portuguesa como Língua Terceira - desenho de uma investigação possível.


O ensino das competências pragmáticas

18 Abril 2018, 14:00 António Manuel dos Santos Avelar

O ensino das competências pragmáticas.A tradição dos trabalhos realizados sob a égide do Conselho da Europa. Copetências pragmáticas e conhecimento sóciocultural.

Documentos de trabalho:1Cohen, Andrew (2016). The teaching of pragmatics by native and nonnative language teachers:What they know and what they report doing Studies in Second Language Learning and TeachingDepartment of English Studies, Adam Mickiewicz University, Kalisz. SSLLT 6 (4). 2016. 561-585.
2  (artigo da doutoranda  Yu Jing)

Inadequações pragmáticas no uso do português por aprendentes chineses de PLE: análise do pedido e da ordem.

3 (documento de leitura obrigatória)
Marlina, R., & Giri, R. A. (Eds.). (2014). The pedagogy of English as an internationallanguage: Perspectives from scholars, teachers, and students. Cham: Springer.


Competências interculturais - investigação e aplicação

11 Abril 2018, 14:00 António Manuel dos Santos Avelar

Competências interculturais - investigação e aplicação.

A riqueza de uma controvérsia quanto ao conceito de CI. A taxionomia associada
O projeto de INCA (Intercultural Competence Assessment) e a proposta daAutobiography of intercultural encounters (2009) - contributos essenciais. 

Texto em discussão - artigo da doutoranda Zhang Hanzi:
 ENQUADRAR NO MODELO MULTIDIMENSIONAL ASCOMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS DE APRENDENTESCHINESES NO CONTEXTO PORTUGUÊS DE IMERSÃO:UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA.


O significado multimodal.

4 Abril 2018, 14:00 António Manuel dos Santos Avelar

O significado multimodal; organização metafuncional do significado no texto e na imagem.

A língua e a comunicação visual - uma perspetiva sócio comunicativa da representação.
O "design" enquanto parte da comunicação retórica.As propostas de Gunther Kress and Theo van Leeuwen em Reading images : the grammar of visual design, 1996, 2006 / Routledge.

Acesso comentado a:

http://www.knowledgepresentation.org/BuildingTheFuture/Kress2/Kress2.html


Texto de base: 

 Gunther Kress and Theo van Leeuwen (2006) Reading images : the grammar of visual design, Oxford, Routledge .



O conhecimento genológico: implicações para a leitura e a escrita.

21 Março 2018, 14:00 António Manuel dos Santos Avelar

O conhecimento genológico: implicações para a leitura e a escrita.

 Princípios e programas de desenvolvimento. 
Principais momentos do ciclo de aprendizagem.
Implicações da implementação de um programa de base genológica para a Avaliação e Certificação. 
A Escola de Sydney - a investigação produzida.

Textos para análise:1 ACEVEDO, C. (2017). Bringing language to consciousness: SFL recontextualised as classroom pedagogy. Ponencia.European Systemic Functional Linguistics Conference. Salamanca: U. Salamanca. junio-julio.2
ROSE, D. y MARTIN, J.R. (2012). Learning to write, reading to learn: Genre, knowledge and pedagogy in the SydneySchool. London: Equinox.
Acesso a:
 Un proyecto europeo para la mejora de competencias discursivas en Europa: Reading to Learn en TeL4ELEUn proyecto europeo para la mejorade competencias discursivas enEuropa: Reading to Learn en TeL4ELE, (2017),  Rachel Whittaker | Universidad Autónoma de Madrid (España)Ann-Christin Lövstedt | Uppsala Universitet (Suecia)