Sumários
Terceiras línguas; investigação, caminhos e desafios. L3, Ln
2 Maio 2018, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Terceiras línguas; investigação, caminhos e desafios.
A investigação sobre o multilinguismo; moldura conceptual, principais momentos e definições.
Textos de trabalho:
1
Jessner Ulrike (2008). State-of-the-Art Article:Teaching third languages: Findings, trends and challenges. Cambridge University Press, 41:1, 15–56.
2
Sofia Alexandra Saraiva dos Santos (doutoranda do CPLE)
O ensino das competências pragmáticas
18 Abril 2018, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
O ensino das competências pragmáticas.A tradição dos trabalhos realizados sob a égide do Conselho da Europa. Copetências pragmáticas e conhecimento sóciocultural.
Documentos de trabalho:1Cohen, Andrew (2016). The teaching of pragmatics by native and nonnative language teachers:What they know and what they report doing Studies in
Second Language Learning and TeachingDepartment of English Studies, Adam Mickiewicz University, Kalisz. SSLLT 6 (4). 2016. 561-585.
2 (artigo da doutoranda
Yu Jing)
Inadequações pragmáticas no uso do português por aprendentes chineses de PLE: análise do pedido e da ordem.
3 (documento de leitura obrigatória)
Marlina, R., & Giri, R. A. (Eds.). (2014). The pedagogy of English as an internationallanguage: Perspectives from scholars, teachers, and students. Cham: Springer.
Competências interculturais - investigação e aplicação
11 Abril 2018, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Competências interculturais - investigação e aplicação.
O projeto de INCA (Intercultural Competence Assessment) e a proposta daAutobiography of intercultural encounters (2009) - contributos essenciais.
Texto em discussão - artigo da doutoranda Zhang Hanzi:
O significado multimodal.
4 Abril 2018, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
O significado multimodal; organização metafuncional do significado no texto e na imagem.
O "design" enquanto parte da comunicação retórica.As propostas de Gunther Kress and Theo van Leeuwen em Reading images : the grammar of visual design, 1996, 2006 / Routledge.
Acesso comentado a:
http://www.knowledgepresentation.org/BuildingTheFuture/Kress2/Kress2.html
Texto de base:
Gunther Kress and Theo van Leeuwen (2006) Reading images : the grammar of visual design, Oxford, Routledge .
O conhecimento genológico: implicações para a leitura e a escrita.
21 Março 2018, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
O conhecimento genológico: implicações para a leitura e a escrita.
Textos para análise:1 ACEVEDO, C. (2017). Bringing language to consciousness: SFL recontextualised as classroom pedagogy. Ponencia.European Systemic Functional Linguistics Conference. Salamanca: U. Salamanca. junio-julio.2
ROSE, D. y MARTIN, J.R. (2012). Learning to write, reading to learn: Genre, knowledge and pedagogy in the SydneySchool. London: Equinox.
Acesso a:
Un proyecto europeo para la mejora de competencias discursivas en Europa: Reading to Learn en TeL4ELEUn proyecto europeo para la mejorade competencias discursivas enEuropa: Reading to Learn en TeL4ELE, (2017), Rachel Whittaker | Universidad Autónoma de Madrid (España)Ann-Christin Lövstedt | Uppsala Universitet (Suecia)