Unidade Curricular | Course Unit
Linguística Aplicada ao Ensino de Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda |
Código da Unidade Curricular | Course ID
PLE8.555315 |
ECTS | Credits
12ECTS |
Ciclo de Estudos | Level
3.º Ciclo | Doctorate |
Semestre | Semester
1.º Semestre | Autumn Semester |
Docente(s) | Instructor(s)
Carlos A. M. Gouveia |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
1. O que é a linguística aplicada? Definição e escopo 1.1. A linguística aplicada ao Ensino/ aprendizagem de Línguas 1.2. A linguística aplicada crítica: mestiçagem, ideologia e aplicação 1.3. A linguística aplicada ao Ensino/ aprendizagem de PLE/L2 2. Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino / aprendizagem de Línguas 2.1. Coligir e analisar dados em linguística aplicada 2.2. Métodos de investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa 2.3. Investigação ação: possibilidades de mudança e desenvolvimento 3. Gramática e ensino: os textos, os contextos e os usos linguísticos 3.1. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto 3.2. O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua 3.3. A variação funcional dos textos e o conhecimento genológico: géneros e registos 3.3.1. Princípios e programas de desenvolvimento 3.3.2. Avaliação 3.3.3. Fins académicos e fins específicos 4. Multimodalidade 4.1. Perspetivas e aplicações" |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
A avaliação inclui a assiduidade (5%) e participação (10%), a organização da discussão de um dos textos científicos de produção recente que serão trabalhados ao longo das sessões (35%) e um ensaio de cerca de 8000 palavras sobre uma das temáticas da Unidade Curricular, a entregar até à 11ª sessão (30 de novembro) (50%).
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Christie, F. & Martin, J. R. (Eds.). (2007). Language, Knowledge and Pedagogy: Functional Linguistic and Sociological Perspectives. London: Continuum. Cook, V. & Wei, L. (2009). Contemporary Applied Linguistics. Volume One: Language Teaching and Learning, edited by Vivian Cook. London: Continuum. Loewen, S. & Masatoshi, S. (2017). The Routledge Handbook of Instructed Second Language Acquisition. London: Routledge. Moita Lopes, L. P. (Ed.). (2013). O português no século XXI: Cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola. Rose, D., & Martin, J. R. (2012). Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox. |