Sumários
13ª sessão: Avaliação final
17 Dezembro 2021, 14:00 • Carlos Gouveia
Entrega dos ensaios finais. Comentários gerais sobre os ensaios e sobre a avaliação no decurso do seminário. Apresentação das notas finais do seminário.
Sessão extraordinária, de avaliação, de duas horas de duração, que teve lugar no dia 4 de janeiro, das 14h às 16h, na sala habitual em que decorreram as aulas da unidade curricular.
12ª sessão: Balanço final do curso.
14 Dezembro 2021, 14:00 • Carlos Gouveia
Balanço final do curso. Sistematização de possibilidades de investigação e de trabalho, a partir da caracterização do português no mundo e do mundo em português (a nacionalização da língua, a internacionalização da língua e a socialização da língua).
A sessão foi de apenas duas horas, sendo as restantes duas horas programadas para dia 4 de janeiro em sessão extraordinária de avaliação final.
11ª sessão: A multimodalidade como recurso comunicativo
7 Dezembro 2021, 14:00 • Carlos Gouveia
A multimodalidade como recurso comunicativo de uso intensificado na nossa contemporaneidade. Perspetivas multimodais de uso da língua: a semiose verbal e a semiose visual. Multimodalidade, intertextualidade e intermedialidade. Discussão de Bonsignori, V. (2018). Using films and TV series for ESP teaching: A multimodal perspective. System, 77, 58-69.
10ª sessão: Pedagogia de género da escola de Sydney
30 Novembro 2021, 14:00 • Carlos Gouveia
Princípios e programas de desenvolvimento para uma pedagogia de género, segundo o pressuposto de que toda a comunicação é comunicação para fins específicos. O lugar do professor no binómio ensino/aprendizagem. Scaffolding como processo. Discussão de Martin, J. R. (2014). Teaching/learning: The yin and yang of language development from home through school. Linguistics and the Human Sciences, 10 (1), 49–68.
9ª sessão: O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua.
23 Novembro 2021, 14:00 • Carlos Gouveia
A variação funcional dos textos: géneros e registos. O conhecimento da língua, o uso da língua e o conhecimento do uso da língua. Discussão de Martin, J. R. (2014). Teaching/learning: The yin and yang of language development from home through school. Linguistics and the Human Sciences, 10 (1), 49–68.