Sumários

8ª sessão: Gramática e ensino: os textos, os contextos e os usos linguísticos.

16 Novembro 2021, 14:00 Carlos Gouveia

Métodos de avaliação qualitativa nos estudos discursivos: apresentação da Doutora Martina Podboj, da Universidade de Riieka, Croácia.  Os textos, os contextos e os usos linguísticos. O contexto como fator estruturante da interação. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto. Discussão de Schleppegrell, M. J. (2006). The linguistic features of advanced language use: the grammar of exposition. In Byrnes, H. (ed.), Advanced Language Learning: The Contribution of Halliday and Vygotsky (pp. 134-146). London: Continuum.


7ª sessão: Investigação-ação

9 Novembro 2021, 14:00 Carlos Gouveia

Fazer investigação-ação: o que é, como se faz. A noção de prática exploratória e a sua relação com a investigação-ação. Discussão de propostas de temas de ensaios e de teses. Discussão de Burns, A. (2010). What is action research. In Doing Action Research in English Language Teaching - A Guide for Practitioners (pp. 1-21). London: Routledge.


6ª sessão: Parâmetros de ensino e investigação de resultados

2 Novembro 2021, 14:00 Carlos Gouveia

Coligir a analisar dados em linguística aplicada. Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino/ aprendizagem de línguas. Estrutura de uma tese. Discussão de Lopes, L. P. M. (2013). Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In L. P. M. Lopes (Ed.), O português no século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguistico (pp. 101-119). São Paulo: Parábola.


5ª sessão: O ensino de língua comunicativo (CLT)

26 Outubro 2021, 14:00 Carlos Gouveia

Aspetos da diacronia das formas de tratamento em português europeu, por Victor Lara Bermejo, investigador do CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. Elementos de caracterização do método/abordagem comunicativo/a de ensino de línguas. O contexto como fator estruturante da interação: contexto situacional e contextual cultural. Discussão de Collentine, J., & Freed, B. (2004). Learning context and its effects on second language acquisition: Introduction. Studies in Second Language Acquisition, 26 (2), 153-171.


4ª sessão: Abordagens, métodos e técnicas

19 Outubro 2021, 14:00 Carlos Gouveia

Constituintes e categorias dos métodos. Método e metodologia. Princípios e procedimentos. Análise qualitativa e análise quantitativa. Discussão de Nagy, I. K. (2019). In between Language Teaching Methods: Do We Need (to Know About) Methods at All? Acta Universitatis Sapientiae, Philologica, 11 (3), pp. 119–139, e de Cehan, A. (2014). In the wake of method. Acta Didactica Napocensia, 7 (4), 24-30.