Sumários
Sessão não lecionada
8 Novembro 2022, 17:00 • Carlos Gouveia
Sessão não lecionada, substituída pela sessão extra de dia 13 de outubro, por troca com o seminário de Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais, lecionado pela professora Inocência Mata. A sessão de dia 13 de outubro desse seminário foi substituída por uma sessão extra do Seminário de Linguística Aplicada ao Ensino de PLE/L2; esta sessão de dia 8 de novembro do seminário de Linguística Aplicada ao Ensino de PLE/L2 foi substituída por uma sessão extra do seminário de Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais.
Sessão 8: investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa
25 Outubro 2022, 17:00 • Carlos Gouveia
Métodos de investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa. Coleta e análise de dados: técnicas e instrumentos. Fazer investigação-ação: o que é, como se faz. Discussão de Burns (2010). What is action research. InDoing Action Research in English Language Teaching - A Guide for Practitioners (pp. 1-21). London: Routledge.
Sessão 7: Metodologias de investigação
18 Outubro 2022, 17:00 • Carlos Gouveia
Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino/ aprendizagem de línguas. Coligir a analisar dados em linguística aplicada. Como teorizar o português. Momentos/ etapas de uma tese. Discussão de Lopes, L. P. M. (2013). Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In L. P. M. Lopes (Ed.), O português no século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguistico (pp. 101-119). São Paulo: Parábola.
Sessão 6: Contexto de interação e comunicação e contexto de aprendizagem.
13 Outubro 2022, 17:00 • Carlos Gouveia
Elementos de caracterização do método comunicativo de ensino de línguas. O contexto como fator estruturante da interação. A relação texto-contexto como relação de dedução contextual e de previsão textual. Contextos de aprendizagem. Discussão de Collentine & Freed (2004). Discussão de Collentine, J., & Freed, B. (2004). Learning context and its effects on second language acquisition: Introduction. Studies in Second Language Acquisition, 26 (2), 153-171.
Sessão 5: Constituintes e categorias dos métodos.
11 Outubro 2022, 17:00 • Carlos Gouveia
Constituintes e categorias dos métodos. Enquadramento teórico-epistemológico, programas e proposições, e estratégias, enquanto elementos estruturantes das práticas de ensino. Discussão de Nagy, I. K. (2019). In between Language Teaching Methods: Do We Need (to Know About) Methods at All? Acta Universitatis Sapientiae, Philologica, 11 (3), pp. 119–139, e de Cehan, A. (2014). In the wake of method. Acta Didactica Napocensia, 7 (4), 24-30.