Sumários

Sessão 4: Proficiência e padrões de proficiência

4 Outubro 2022, 17:00 Carlos Gouveia

O uso da língua como mediação cultural. O Quadro Europeu Comum de Referência, do Conselho da Europa: orientação para a ação. O papel do CECRL no ensino de línguas. Que língua falamos quando falamos inglês. Discussão de Brunfaut, I. & Harding, L. (2020) International language proficiency standards in the local context: Interpreting the CEFR in standard setting for exam reform in Luxembourg, Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 27 (2), 215-231. 


Sessão 3: Linguística aplicada e gramática comunicativa

27 Setembro 2022, 17:00 Carlos Gouveia

O que é a linguística aplicada? Definição e escopo. Que língua ensinar? – paradigmas dominantes. Que suporte científico? A “gramática comunicativa”. Aspetos sociais e etnográficos da comunicação. Discussão de Santos, M. B. (2019). Didática da língua e linguística aplicada: duas perspectivas de construção de objetos de ensino. Fórum Linguístico, 16 (4), 4229-4249. 


Sessão 2: Questões gerais sobre ensino e aprendizagem de línguas

20 Setembro 2022, 17:00 Carlos Gouveia

Terminologia e conceptualização. Língua materna, língua estrangeira, língua segunda, língua de herança... Aprendizagem vs ensino. Ensino e aprendizagem de LM vs. ensino e aprendizagem de LE.


Sessão 1: Apresentação

13 Setembro 2022, 17:00 Carlos Gouveia

Apresentação. Normas de funcionamento do seminário e critérios de avaliação. O uso da plataforma Moodle. Planificação das sessões do seminário. Distribuição de tarefas. Os critérios de avaliação constam da ficha de UC e do documento de planificação das sessões disponível no Moodle.