Sumários

Predicados complexos de reestruturação

20 Fevereiro 2020, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Evidência empírica para a formação de predicados complexos de reestruturação - os testes de Rizzi (1982) para o italiano e a sua aplicação ao português europeu.

2. Argumentos empíricos a favor da distinção entre predicados complexos de reestruturação e predicados complexos do tipo fazer-Inf. Os diferentes comportamentos das línguas: o português europeu com os dois tipos de predicados complexos, o francês apenas com predicados complexos do tipo  fazer-Inf e o português brasileiro sem predicados complexos.
3. Diferentes propostas para a reestruturação: estrutura monofrásica ou bifrásica? A hipótese da estrutura bifrásica, decorrendo a variação das propriedades do núcleo funcional T.
4. Propriedades dos verbos de controlo e de elevação que admitem reestruturação: a noção de orientação temporal. Insuficiência desta propriedade para dar conta da reestruturação.
5. Introdução ao conceito de dependência temporal.


Primeira caracterização dos predicados complexos verbais

13 Fevereiro 2020, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Correção do trabalho de casa: observação e descrição dados empíricos a favor da distinção entre Controlo e Elevação.

2. Verbos causativos e percetivos: a construção de ECM (ou Elevação para Objeto).
3. Primeira caracterização dos predicados complexos:
3.1. Predicados complexos sintáticos e predicados complexos morfológicos.
3.2. Predicados complexos do tipo V-V e do tipo V-N; a questão dos verbos leves.
3.3. Diagnósticos para a identificação de predicados complexos verbais: as propostas de Kayne (1975) e Rizzi (1978/1982) - subida de clítico, movimento longo de objeto e mudança de auxiliar.
3.4. Classes de verbos que podem ocorrer em predicados complexos: a pertença à classe dos verbos de Controlo e de Elevação como condição necessária mas não suficiente. Contrastes entre verbos da mesma classe.


A distribuição do infinitivo não flexionado

6 Fevereiro 2020, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Conclusão do assunto da aula anterior: 

1.1. Os parâmetros de variação - ilustração com o parâmetro do sujeito nulo. 
1.2. O Programa Minimalista como programa de continuidade da Teoria de Princípios e Parâmetros - princípios gerais de economia, n~iveis de interface, papel dos núcleos funcionais na variação linguística.
2. A distribuição do infinitivo não flexionado:
2.1. Infinitivo não flexionado e (in)dependência temporal. Primeira caracterização do conceito de (in)dependência temporal.
2.2. Estruturas de Controlo e estruturas de Elevação - semelhanças e diferenças.


A emergência e a evolução dos estudos em Sintaxe Comparada

30 Janeiro 2020, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Apresentação dos objetivos da unidade curricular, do programa e da metodologia de avaliação 

2. A emergência e a evolução dos estudos em sintaxe comparada: 

2.1. O objetivo da sintaxe comparada.

2.2. Diferentes metodologias de comparação entre línguas: famílias de línguas; classificação por área geográfica; tipologias de línguas. As vantagens da tipologia linguística.

2.3. A Linguística Histórica do séc. XIX e o seu contributo para a análise comparada das línguas.

2.4. Marcos do estudo comparado das línguas nos séculos XX e XXI: o estruturalismo; a gramática generativa.

2.5. A perspetiva generativista: as noções de GU, universais e parâmetros. 


PROGRAMA

1. A emergência dos estudos em Sintaxe Comparada. 

2. O infinitivo em orações completivas:  infinitivo não flexionado e formação de predicados complexos (reestruturação e união de orações); a distribuição do infinitivo flexionado. 

3. Coordenação: propriedades gerais da coordenação – coordenação versus subordinação; especificidades das estruturas coordenadas.


AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula (10%); (ii) resolução de 4 exercícios práticos sobre os fenómenos linguísticos em estudo (30%); (iii) em alternativa: um teste escrito final ou um trabalho de exploração de um dos tópicos abordados nas aulas (os tópicos possíveis serão indicados pelas docentes) (60%). 


Data do teste: 7 de maio de 2020, 14h.