Sumários
Predicados complexos de reestruturação
20 Fevereiro 2020, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Evidência empírica para a formação de predicados complexos de reestruturação - os testes de Rizzi (1982) para o italiano e a sua aplicação ao português europeu.
Primeira caracterização dos predicados complexos verbais
13 Fevereiro 2020, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Correção do trabalho de casa: observação e descrição dados empíricos a favor da distinção entre Controlo e Elevação.
A distribuição do infinitivo não flexionado
6 Fevereiro 2020, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Conclusão do assunto da aula anterior:
A emergência e a evolução dos estudos em Sintaxe Comparada
30 Janeiro 2020, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Apresentação dos objetivos da unidade curricular, do programa e da metodologia de avaliação
2. A emergência e a evolução dos estudos em sintaxe comparada:
2.1. O objetivo da sintaxe comparada.
2.2. Diferentes metodologias de comparação entre línguas: famílias de línguas; classificação por área geográfica; tipologias de línguas. As vantagens da tipologia linguística.
2.3. A Linguística Histórica do séc. XIX e o seu contributo para a análise comparada das línguas.
2.4. Marcos do estudo comparado das línguas nos séculos XX e XXI: o estruturalismo; a gramática generativa.
2.5. A perspetiva generativista: as noções de GU, universais e parâmetros.
PROGRAMA
1. A emergência dos estudos em Sintaxe Comparada.
2. O infinitivo em orações completivas: infinitivo não flexionado e formação de predicados complexos (reestruturação e união de orações); a distribuição do infinitivo flexionado.
3. Coordenação: propriedades gerais da coordenação – coordenação versus subordinação; especificidades das estruturas coordenadas.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula (10%); (ii) resolução de 4 exercícios práticos sobre os fenómenos linguísticos em estudo (30%); (iii) em alternativa: um teste escrito final ou um trabalho de exploração de um dos tópicos abordados nas aulas (os tópicos possíveis serão indicados pelas docentes) (60%).
Data do teste: 7 de maio de 2020, 14h.