Sumários

Férias de Carnaval

15 Fevereiro 2021, 09:30 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

De acordo com o calendário escolar da FLUL este dia é de pausa lectiva.


Aleida Assmann: "From Colective Violence to a Common Future"

10 Fevereiro 2021, 09:30 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Na 1.ª parte da sessão concluímos o tópico iniciado na aula anterior com a caracterização dos vários tipos de memória: "memória colectiva", "memória histórica", "memória cultural", "memória comunicativa" e "memória familiar". Análise de um artigo de Aleida Assmann de 2010 sobre a evolução verificada no modo como o passado é recordado e avaliado: "From Colective Violence to a Common Future".


A Internacionalização da memória do Holocausto

8 Fevereiro 2021, 09:30 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Nesta sessão reflectimos sobre a relação dos alemães com o seu passado recente no novo milénio: a partilha da memória do holocausto elevada a atrocidade europeia com efeitos globais na sequência da realização do Forum Internacional em Estocolmo (2000); vários países europeus instituem um dia para recordar determinados acontecimentos históricos traumáticos recentes; o 1.º filme alemão sobre Hitler ( Der Untergang, 2004); a inauguração do Memorial ao Holocausto no centro de Berlim e o seu significado.

A importância dos estudos de memória e as razões que o explicam; a diferença entre 'memória' e 'recordação'; o conceito de 'trauma'.


A relação dos Alemães com a História

3 Fevereiro 2021, 09:30 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Nesta sessão reflectimos sobre esta problemática nas décadas de 80 e de 90, ao longo das quais se assiste a uma verdadeira Vergangenheitsbewältigung e à Reunificação, respectivamente.

Questões abordadas: o incontornável discurso de Weizsäcker no Parlamento Alemão a 8 de Maio de 1985; o filme Shoah de Claude Lanzmann; a Historikerstreit iniciada pelo historiador Ernst Nolte e pelo filósofo Habermas; a demissão de Ph. Jenninger em 1988 no seguimento do seu discurso no Parlamento; a queda do Muro de Berlim; os vários temas que deixaram de ser tabus; a difícil separação de vítimas e perpetradores; os filmes que vêm a público na década de 90 ( A Lista de Schindler e  A Vida é Bela) e os vários livros então publicados que abordam, pela 1.º vez, temáticas difíceis; a participação do exército alemão no conflito do Kosovo e a presença do Presidente Alemão nas comemorações da libertação de Auschwitz.


A relação dos Alemães com a História

1 Fevereiro 2021, 09:30 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do tópico já iniciado na sessão anterior: as décadas de 60 e 70 marcadas, respectivamente, pelo início dos debates sobre o passado recente e pela 'Ostpolitik'.

Questões abordadas: a 2.ª geração, a dos filhos, torna-se adulta e começa a interrogar-se sobre o passado recente; surge o interesse pela voz das vítimas; o processo contra Eichmann em Jerusalém e o processo de Auschwitz em Frankfurt; a construção do Muro de Berlim; as revoltas estudantis em toda a Europa; o importante papel de Willy Brandt na abertura política a leste; o decreto sobre os radicais; a moda de publicação de autobiografias de alemães e judeus e a importância da Väterliteratur; o papel da série televisiva americana da NBC Holocausto, ponto de viragem na discussão pública do passado recente.