Sumários

Le mura di Sana’a; Boccaccio, Decameron (Boccaccio)

13 Maio 2025, 12:30 CARLO ARRIGONI

Debate sobre Le mura di Sana’a: paternalismo, idealização e crítica à globalização.


Introdução ao Decameron de Boccaccio. A moldura narrativa e os temas presentes na adaptação de Pasolini.


Uccellacci e uccellini; Le mura di Sana’a

9 Maio 2025, 12:30 CARLO ARRIGONI

A atmosfera e as situações surreais de Uccellacci e uccellini: uma paródia do cinema anterior de Pasolini. A borgata e o subproletariado: Pasolini e o “dopostoria”. Totò de perseguidor a perseguido. A representação dos funerais de Togliatti e a morte da ideologia. O final do filme: o triunfo do corpo e da realidade biológica.


Análise de Le mura di Sana’a (Os Muros de Sana’a, 1971): circulação das mercadorias e mudanças políticas e culturais.


Uccellacci e uccellini

6 Maio 2025, 12:30 CARLO ARRIGONI

O projecto inicial de Uccellacci e uccellini (Passarões e Passarinhos, 1966). Análise do enredo. A escolha de Totó. O corvo como intelectual marxista em crise. A parábola cristão-marxista dos passarões e dos passarinhos e o seu falhanço. Ideologia vs corporalidade.


Il Vangelo secondo Matteo

2 Maio 2025, 12:30 CARLO ARRIGONI

Analise da sequência do sermão da montanha. As Bem-aventuranças e as ideias de Pasolini. As características de Cristo: inflexibilidade, raiva, certeza. Os planos que isolam a figura de Cristo. O desaparecimento de quem recebe a mensagem. Há uma verdadeira confiança no intelectual gramsciano? A Galileia e o Sul da Itália: a busca da alteridade continua. Os problemas apresentados em Sopralluoghi in Palestina per il Vangelo secondo Matteo (Inspeções na Palestina para o Evangelho segundo Mateus, 1965).


Il Vangelo secondo Matteo

29 Abril 2025, 12:30 CARLO ARRIGONI

Cristo como crítico do poder e revolucionário. Marxismo e cristianismo vs burguesia segundo Pasolini. A sequência em que Cristo expulsa os vendilhões do Templo. A actualização do Evangelho. O uso da música. A matança dos inocentes como ataque fascista; a intervenção dos soldados no Getsémani como a polícia de choque; os sermões de Cristo como comícios revolucionários. O uso da câmara na mão. Cristo como intelectual orgânico (Gramsci). A escolha do estudante espanhol Enrique Irazoqui Levi.