Sumários
Ragazzi di vita
14 Março 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
A cidade como imensa lixeira. Mercadorias e lixo: Pasolini vs a sociedade de consumo. O romance coral e o romance de Riccetto. Ragazzi di vita como Bildungsroman. Riccetto entre os capítulos 1 e 5 vs Riccetto entre os capítulos 6 e 8. Viver vs olhar a vida. Riccetto flâneur: a visita aos lugares da infância e o desaparecimento do mundo dos ragazzi di vita.
Ragazzi di vita
11 Março 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Alguns exemplos de discurso indireto livre. Mistura de pontos de vistas. O intelectual e as classes subalternas. Diferentes modelos de descrição: a descrição “literária” e a descrição com focalização interna. A deformação expressionista dos corpos. O ser humano como animal e o animal como ser humano.
Ragazzi di vita
7 Março 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
As aventuras de Riccetto e das outras personagens: a estrutura narrativa e o enredo. Ragazzi di vita como romance picaresco. Pasolini sobre La Vida de Lazarillo de Tormes e o que “ragazzo di vita” quer dizer. Amoralidade e vida biológica. A falta de recriminação pelas injustiças sofridas.
Ragazzi di vita
28 Fevereiro 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Analise da carta ao editor Garzanti em 1954: “da idade heróica e amoral para a idade já prosaica e imoral”. Debate sobre o conceito de amoralidade. Amoralidade e idealização. Os ragazzi di vita como o Outro da pequena-burguesia italiana. Os ragazzi di vita vs o trabalho. A conversão imediata do dinheiro em prazer.
Ragazzi di vita
25 Fevereiro 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Pasolini em Roma. O escândalo de Ragazzi di vita (Vadios, 1955). O título: juventude e vitalidade. Educação e ideologia dominante: “fazer os italianos” (d’Azeglio): a tradição da literatura sobre e para as crianças. Os casos de Pinóquio de Collodi e Coração de De Amicis. As crianças no Neorrealismo italiano. As primeiras páginas do romance: a energia de Riccetto. O uso do calão romano no discurso directo e no discurso indirecto.