Sumários
La ricotta; Il Vangelo secondo Matteo
22 Abril 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Análise do poema de Pasolini lido pelo realizador em La ricotta. O final do filme como paródia do último verso do poema. Distância intransponível entre o realizador e Stracci. A estranheza de Il Vangelo secondo Matteo (O Evangelho segundo Mateus, 1964) depois de La ricotta. Elementos autobiográficos: oposição e perseguição.
La ricotta
11 Abril 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
O filme no filme como autoparódia? O realizador como carnífice: exploração e divisão de classe no cinema. A censura ao filme e o julgamento por desacato à religião. Autobiografia em La ricotta. Stracci como figura de Cristo e o desviar da câmara na sequência do striptease: perseguição e homossexualidade. O realizador do filme no filme: entrevista e desprezo pela burguesia e pelo homem médio.
La ricotta
8 Abril 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
O enredo de La ricotta (O Requeijão, 1963) e o filme dentro do filme. O filme sobre a paixão de Cristo e o filme sobre a paixão de Stracci. O tableau vivant e o uso da pintura do Maneirismo italiano (Rosso Fiorentino e Pontormo), por um lado, e a influência de Chaplin na representação de Stracci, pelo outro: o cinema como representação de representações.
Accattone
4 Abril 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
As citações em Accattone. Dante, Bach e a pintura italiana dos séculos XV, XVI, XVII. A organização pictórica dos planos. O uso da panorâmica. A sequências da luta entre Accattone e o irmão de Ascenza e do espancamento de Maddalena. Pastiche como mistura de alto e baixo. Pasolini contra o médio e o medíocre.