Sumários
Accattone
25 Março 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
As críticas dos marxistas ortodoxos e o “fatalismo” do filme. A morte como leitmotiv. As referências cristãs. “Mo sto bene”: a morte como libertação do sofrimento: Pasolini e Leopardi. A citação inicial da Comedia de Dante e o tema da salvação.
Accattone
21 Março 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
O enredo de Accattone (1961). Que relação com o Neorrealismo? Um filme intempestivo: o subproletariado e as borgate de Roma nos anos do boom económico. Accattone e o cinema da década de 1960. A moralidade do protagonista. Accattone vs o Antonio Ricci de Ladrões de Bicicletas.
Ragazzi di vita; La sequenza del fiore di carta
18 Março 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Riccetto e a andorinha (cap. 1) vs Riccetto e Genesio (cap. 8). Circularidade vs linearidade. Passagem do tempo e mudança. Analise de La sequenza del fiore di carta (Sequência da flor de papel, 1969). Pasolini e Ninetto Davoli. O paradoxo da inocência como culpa. Um Deus burguês. As vozes de Deus: vox populi e ideologia dominante. A morte de Riccetto: uma despedida do arquétipo dos ragazzi di vita.
Ragazzi di vita
14 Março 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
A cidade como imensa lixeira. Mercadorias e lixo: Pasolini vs a sociedade de consumo. O romance coral e o romance de Riccetto. Ragazzi di vita como Bildungsroman. Riccetto entre os capítulos 1 e 5 vs Riccetto entre os capítulos 6 e 8. Viver vs olhar a vida. Riccetto flâneur: a visita aos lugares da infância e o desaparecimento do mundo dos ragazzi di vita.
Ragazzi di vita
11 Março 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Alguns exemplos de discurso indireto livre. Mistura de pontos de vistas. O intelectual e as classes subalternas. Diferentes modelos de descrição: a descrição “literária” e a descrição com focalização interna. A deformação expressionista dos corpos. O ser humano como animal e o animal como ser humano.