Objetivos:
(i) fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística
(ii) refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação
Competências a adquirir:
(i) identificar os princípios que subjazem à atividade verbal
(ii) distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral
(iii) reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita
(iv) reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
Conteúdos programáticos:
1. Comunicação e linguagem humana
2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas
3. Princípios que regulam o uso da língua
4. Atos ilocutórios
5. Processos inferenciais
6. Comunicação escrita
Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%); (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)
Bibliografia
Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.
Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.
Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho