Objetivos

São objetivos desta unidade curricular: (i) fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística; (ii) refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação.

No final, os estudantes deverão ser capazes de:

(i) Identificar os princípios que subjazem à atividade verbal.

(ii) Distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral.

(iii) Reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita.

(iv) Reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação da informação.




Programa 


1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral

                2.1. Produção e perceção da cadeia falada

                2.2. Conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

7. Comunicação multimodal

 

Avaliação 

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (85%);(ii) Participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (15%).


Bibliografia básica

Birner, B. (2012) Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley-Blackwell.

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8

Lima, J. P. de (2007). Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho.


Nota: Mais bibliografia será fornecida ao longo das aulas. Para cada ponto do programa foi elaborado um guião que inclui mais bibliografia relativa ao respetivo guião.