Objetivos
São objetivos desta unidade curricular: (i) fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística; (ii) refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação.
No final, os estudantes deverão ser capazes de:
(i) Identificar os princípios que subjazem à atividade verbal.
(ii) Distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral.
(iii) Reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita.
(iv) Reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação da informação.
Programa
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1. Comunicação e linguagem humana 2. Comunicação oral 2.1. Produção e perceção da cadeia falada 2.2. Conversa informal: características situacionais e linguísticas 3. Princípios que regulam o uso da língua 4. Atos ilocutórios 5. Processos inferenciais 6. Comunicação escrita 7. Comunicação multimodal |
Avaliação
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A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (85%);(ii) Participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (15%). Bibliografia básica
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