OBJETIVOS
O foco desta UC é o uso da língua em contexto, contribuindo para conhecimentos e competências sobre princípios reguladores da atividade verbal e sobre propriedades do Português em uso em diferentes contextos linguísticos e situacionais.
No final, os estudantes deverão ser capazes de:
(i) Identificar os princípios que subjazem à atividade verbal;
(ii) Distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral;
(iii) Reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita;
(iv) Reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
CONTEÚDOS
1. Comunicação e linguagem humana
2. Comunicação oral:
(i) Produção e perceção da cadeia falada
(ii) Conversa informal: características situacionais e linguísticas
3. Princípios que regulam o uso da língua
4. Atos ilocutórios
5. Processos inferenciais
6. Comunicação escrita
7. Comunicação multimodal
AVALIAÇÃO
– Um teste escrito presencial: 70%;
– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula: 30%.
BIBLIOGRAFIA (seleção)
Birner, B. (2013). Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley-Blackwell.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.
Duarte, I. M. (2005). Falar claro a mentir. In Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto: pp. 291-299.
Lima, J. P. (2007). Pragmática. Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Rodrigues, I. G. (2005). Fala e Movimentos do Corpo na Interacção Face a Face: uma proposta de análise de meios de contextualização e estruturação de sequências narrativas. Revista da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas, II Série, vol. XXII, Porto, 2005, pp. 483-526.
(Ao longo do semestre será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)