OBJETIVOS

O foco desta UC é o uso da língua em contexto, contribuindo para conhecimentos e competências sobre princípios reguladores da atividade verbal e sobre propriedades do Português em uso em diferentes contextos linguísticos e situacionais.

No final, os estudantes deverão ser capazes de:

(i)    Identificar os princípios que subjazem à atividade verbal;

(ii)   Distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral;

(iii) Reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita;

(iv) Reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

CONTEÚDOS

1.     Comunicação e linguagem humana

2.     Comunicação oral:

        (i) Produção e perceção da cadeia falada

        (ii) Conversa informal: características situacionais e linguísticas

3.     Princípios que regulam o uso da língua

4.     Atos ilocutórios

5.     Processos inferenciais

6.     Comunicação escrita

7.     Comunicação multimodal

AVALIAÇÃO

– Um teste escrito presencial: 70%;

– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula: 30%.

BIBLIOGRAFIA (seleção)

Birner, B. (2013). Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley-Blackwell.

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Duarte, I. M. (2005). Falar claro a mentir. In Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto: pp. 291-299.

Lima, J. P. (2007). Pragmática. Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Rodrigues, I. G. (2005). Fala e Movimentos do Corpo na Interacção Face a Face: uma proposta de análise de meios de contextualização e estruturação de sequências narrativas. Revista da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas, II Série, vol. XXII, Porto, 2005, pp. 483-526.

(Ao longo do semestre será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)