Sumários

Construções comparativas

11 Novembro 2020, 12:30 Rui Pedro Ribeiro Marques

NOTA: A DATA DO TESTE FOI ALTERADA PARA DIA 9 DE DEZEMBRO DE 2020

Esclarecimento de dúvidas. Observação de que estruturas comparativas são um tipo de construção sintática que pode colocar problemas também na tradução, o que justifica uma análise deste tipo de construção em português e comparação com outras línguas, em particular o inglês. Clarificação do conceito de "construção comparativa" e descrição gramatical de "comparativas simples".
Foi solicitado aos estudantes que preparassem para a próxima sessão a tradução para português de um conjunto de excertos, extraídos do British National Corpus, envolvendo construções comparativas, excerto este que é disponibilizado na página de E-learning da Unidade Curricular.


Referência indeterminada

4 Novembro 2020, 12:30 Rui Pedro Ribeiro Marques

Estratégias de expressão da referência indeterminada do argumento externo do predicado (sujeito ou agente da passiva). Comparação com o inglês. Análise de excertos com problemas em construções de referência indeterminada.


Análise de problemas em cadeias referenciais

28 Outubro 2020, 12:30 Rui Pedro Ribeiro Marques

Análise de problemas em cadeias referenciais do português. Casos de omissão indevida de anáfora, de adição indevida de anáfora, casos de problemas entre anáfora e o seu antecedente, casos de forma inadequada da anáfora.


Cadeias referenciais - elementos teórico-descritivos

21 Outubro 2020, 12:30 Rui Pedro Ribeiro Marques

Tipos de dêiticos e entidades que referem. A questão da interpretação dêitica ou anafórica dos tempos verbais do português, incluindo os tempos do Conjuntivo.
Cadeias de dependências referenciais. Forma de constituintes anafóricos/catafóricos (pró-formas, categorias vazias, Sintagmas Nominais). Tipos de categorias sintáticas do antecedente de anáforas. Ligação semântica entre anáfora e antecedente - correferência, ligação de variáveis, outra. Casos de ambiguidade. Casos de anáfora com reconstrução do antecedente.


Discurso implícito (conclusão); Referência dependente (introdução): Dêixis e cadeias referenciais

14 Outubro 2020, 12:30 Rui Pedro Ribeiro Marques

Discurso implícito (conclusão): Pressuposição; a noção de pressuposição, elementos desencadeadores de pressuposição, acomodação de pressuposições. Referência dependente (introdução): Expressões referencialmente autónomas e expressões referencialmente dependentes. Interpretação dêitica e anafórica de expressões referencialmente dependentes. Tipos de dêiticos: a tipologia clássica, que distingue entre dêiticos pessoais, espaciais e temporais.