Sumários
Planificação e recursos para diferentes contextos de ensino
5 Abril 2019, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Trabalho de grupo: planificação de uma tarefa a partir de recursos didáticos disponibilizados pelo docente.
Bibliografia:
Willis, D. & Willis, J. (2007). Tasks based on written and spoken texts. In D. Willis & J. Willis (eds.), Doing Task-based Teaching, Oxford: Oxford University Press, pp.33-61.
Ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT)
29 Março 2019, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
- Princípios do ELBT.
- Definição de tarefa.
- Estrutura da tarefa.
- Tipos de tarefas.
- Foco na forma.Bibliografia:
Long, M. (2016). In Defense of Tasks and TBLT: Nonissues and Real Issues. Annual Review of Applied Linguistics, 36, 5-33.
Pinto, J. (2011). O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde. Linguarum Arena, 2, 27-41.Questões-chave no ensino de L2 (cont.)
22 Março 2019, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
1. Algumas diferenças individuais de aprendizagem:
- atitude;
- aptidão linguísitica;
- motivação.
2. L1 na aula de L2.
Bibliografia:
Cook, V. (2016). Language in the classroom. In V. Cook (ed.), Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp. 141-158.
Pinto, J. (2018). Immersion learning activities: developing communicative tasks in the community. Theory and Practice of Second Language Acquisition, 4 (1), 23-48.
Questões-chave no ensino de L2
15 Março 2019, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
1. Conceitos-chave:
- ensino de línguas estrangeiras;
- currículo;
- método;
- abordagem;
- planificação;
- materiais didáticos;
2. Competências em língua:
- competências linguísticas;
- competências sociolinguísticas;
- competências pragmáticas.
Bibliografia:
Benati, A. (2013). Key Questions in Second Language Teaching: Implementing Principles of Learning. In A. Benati (ed.), Issues in Second Language Teaching, Sheffield, UK: Equinox Publishing, pp. 113-122.
Cesteros, S. (2004). Contenidos y destrezas linguísticas para el aprendizaje de segundas lenguas. In S. Cesteros (ed.), Aprendizaje de Segundas Lenguas: Linguistica aplicada a la enseñanza de idiomas. Alicante: Publicaciones Universidad de Alicante, pp. 189-237.
Conselho da Europa (2001). Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa.Metodologias de investigação em aquisição de L2 e análise de estudos de aquisição de PL2
8 Março 2019, 17:00 • Nélia Alexandre
Metodologias de investigação em aquisição de L2:
- recolha e análise de dados quantitativos
- uso de dados de corpora de LE/L2
- uso da psicolinguística
- questões de ética
Análise de alguns estudos de aquisição de PL2:
- Aquisição de artigos por russos (Baldé 2011) ou por cabo-verdianos (Alexandre 2014)
- Aquisição de género por húngaros (Lacsán 2015)
- Aquisição de relativas por chineses (Alexandre & Pinto 2014)
- Aquisição de sujeito nulo por falantes de espanhol (Mendes & Iribarren 2007)
- Aquisição de CP por alemães e chineses (Matos & Leiria 2012)
Apresentação do estudo piloto sobre “Variáveis na aquisição de frases relativas em PL2 por chineses” por Ana Espírito Santo.