Sumários

Planificação e recursos para diferentes contextos de ensino

5 Abril 2019, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Trabalho de grupo: planificação de uma tarefa a partir de recursos didáticos disponibilizados pelo docente.


Bibliografia:
Heilbronn, R. (2006). Planning modern foreign language lessons. In N. Pachler & A. Redondo (eds.), A Practical Guide to Teaching Modern Foreign Languages in the Secondary School, NY: Routledge, pp.12-22.
Willis, D. & Willis, J. (2007). Tasks based on written and spoken texts. In D. Willis & J. Willis (eds.), Doing Task-based Teaching, Oxford: Oxford University Press, pp.33-61.


Ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT)

29 Março 2019, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

- Princípios do ELBT.

- Definição de tarefa.

- Estrutura da tarefa.

- Tipos de tarefas.

- Foco na forma.

Bibliografia:

Long, M. (2016). In Defense of Tasks and TBLT: Nonissues and Real Issues. Annual Review of Applied Linguistics, 36, 5-33.

Pinto, J. (2011). O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde.  Linguarum Arena, 2, 27-41.


Questões-chave no ensino de L2 (cont.)

22 Março 2019, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1. Algumas diferenças individuais de aprendizagem:

- atitude;

- aptidão linguísitica;

- motivação.


2. L1 na aula de L2.


3. Aprendizagem de línguas fora da sala de aula:
- do conhecimento sociocultural à consciência intercultural;
- aprendizagem fora da sala de aula em contexto de imersão.


Bibliografia:
Cook, V. (2016). Learners as individuals. In V. Cook (ed.),  Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp.114-140
Cook, V. (2016). Language in the classroom. In V. Cook (ed.),  Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp. 141-158.
Pinto, J. (2018). Immersion learning activities: developing communicative tasks in the community.  Theory and Practice of Second Language Acquisition, 4 (1), 23-48.


Questões-chave no ensino de L2

15 Março 2019, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1. Conceitos-chave:

- ensino de línguas estrangeiras;

- currículo;

- método;

- abordagem;

- planificação;

- materiais didáticos;


2. Competências em língua:

- competências linguísticas;

- competências sociolinguísticas;

- competências pragmáticas.


3. Metodologias de ensino:
- abordagem comunicativa;
- aprendizagem experiencial.

Bibliografia:

Benati, A. (2013). Key Questions in Second Language Teaching: Implementing Principles of Learning. In A. Benati (ed.), Issues in Second Language Teaching, Sheffield, UK: Equinox Publishing, pp. 113-122.

Cesteros, S. (2004). Contenidos y destrezas linguísticas para el aprendizaje de segundas lenguas. In S. Cesteros (ed.), Aprendizaje de Segundas Lenguas: Linguistica aplicada a la enseñanza de idiomas. Alicante: Publicaciones Universidad de Alicante, pp. 189-237.

Conselho da Europa (2001). Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa.
Singleton, D. (2014). How useful is Second Language Acquisition Research for Language Teaching? In V. Cook & D. Singleton (eds.), Key Topics in Second Language Acquisition, UK: Multilingual Matters, pp.109-124.


Metodologias de investigação em aquisição de L2 e análise de estudos de aquisição de PL2

8 Março 2019, 17:00 Nélia Alexandre

Metodologias de investigação em aquisição de L2:

- recolha e análise de dados quantitativos

- uso de dados de corpora de LE/L2

- uso da psicolinguística

- questões de ética

Análise de alguns estudos de aquisição de PL2:

- Aquisição de artigos por russos (Baldé 2011) ou por cabo-verdianos (Alexandre 2014)

- Aquisição de género por húngaros (Lacsán 2015)

- Aquisição de relativas por chineses (Alexandre & Pinto 2014)

- Aquisição de sujeito nulo por falantes de espanhol (Mendes & Iribarren 2007)

- Aquisição de CP por alemães e chineses (Matos & Leiria 2012)

Apresentação do estudo piloto sobre “Variáveis na aquisição de frases relativas em PL2 por chineses” por Ana Espírito Santo.