Sumários

Distintas formas de mirar el agua, de Julio Llamazares

30 Novembro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Enquadramento do romance Distintas formas de mirar el agua, de Julio Llamazares no âmbito dos caminhos da narrativa literária espanhola do início do século XXI: a centralidade dos temas históricos e sociais; a reflexão sobre o território e sobre a construção de identidades pessoais e colectivas; a importância crescente da consciência ecológica; a experimentação narrativa e a pluralidade de vozes e pontos de vista.

Leitura  e comentário de passos relevantes do romance.


Poesia lírica dos séculos XX e XXI

25 Novembro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Apresentações orais de estudantes sobre: a poesia de María Victoria Atencia, com leitura e análise do poema “Noviembre”; a poesia de Joan Margarit, com leitura e análise do poema “La libertad”.

Introdução ao estudo do romance Distintas formas de mirar el agua, de Julio Llamazares: a estrutura polifónica e diversidade de perspectivas narrativas.


Poesia lírica do século XX

23 Novembro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Apresentações orais de estudantes sobre: a figura de Bernarda, no drama La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca; a poesia de Miguel Hernández, com leitura e análise do poema “Gota de agua”; a poesia de José Hierro, com leitura e análise da composição “Teoría e alucinación de Dublin”.

Correcção oral e entrega dos primeiros testes corrigidos.


Poesia de Antonio Machado

18 Novembro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Os caminhos da poesia lírica espanhola no início do século XX e a importância da obra de Antonio Machado. Leitura e comentário dos poemas “Retrato” e “A orillas del Duero”, do volume Campos de Castilla.

 


La casa de Bernarda Alba – apresentações orais

16 Novembro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Apresentações orais de estudantes sobre as personagens Poncia e Adela, de La casa de Bernarda Alba.

Conclusão do estudo do drama de García Lorca: a representação da autoridade e dos sistemas de valores dominantes como elementos desumanizadores, e de destruição pessoal e colectiva.