Sumários

Insolación – apresentações orais

26 Outubro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Apresentações orais de estudantes sobre Insolación: análise das diversas personagens (Gabriel Pardo e o questionamento sobre a identidade espanhola; a protagonista e o seu dilema íntimo face às convenções sociais; Diego Pacheco e a figura da sedução) e dos narradores; apreciação das significações metafóricas do título do romance.


Insolación, de Emilia Pardo Bazán

21 Outubro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Início do estudo do romance Insolación. Historia amorosa (1889), de Emilia Pardo Bazán:  a narrativa literária na segunda metade do século XIX e as propostas “realistas” e “naturalistas”; a história de enamoramento contada em Insolación e a reflexão sobre as motivações dos comportamentos individuais, entre o livre-arbítrio e as circunstâncias envolventes; consideração da estrutura do romance e leitura de passos relevantes.


Poesia do século XIX:  José de Espronceda  

19 Outubro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Apresentações orais de estudantes sobre poesia do século XIX: o elogio da língua catalã no poema “La patria”, de Aribau; a reflexão sobre a efemeridade da felicidade humana no soneto “Fresca, lozana, pura y olorosa”, de José de Espronceda; a escrita “feminina” de Rosalía de Castro em “A mi madre”.

Breve referência à importância da obra poética de Espronceda: a diversidade das formas versificatórias e as imagens de marginalidade e liberdade em “Canción del Pirata” e “El mendigo”; a proposta implícita de valores sociais alternativos.


Poesia do século XIX: do Duque de Rivas a Rosalía de Castro

14 Outubro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

A poesia lírica da época romântica e os seus temas dominantes; o “renascimento” da produção literária nas línguas peninsulares de matriz não castelhana, no âmbito das reivindicações culturais e políticas emergentes no século XIX.

Leitura e análise do poema “El otoño”, e breve referência a “El faro de Malta” e “El sueño del proscrito”, de Ángel Saavedra, duque de Rivas: a elaboração poética sobre a irreversível efemeridade da vida humana, e a reflexão a propósito do exílio e do amor à pátria.

Apresentação oral de um estudante: o poema “¿Quen non xime?”, de Rosalía de Castro.

 


“Ler e traduzir poesia catalã hoje”

12 Outubro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Sessão “Ler e traduzir poesia catalã hoje” com os tradutores Rita Custódio e Àlex Tarradellas a propósito da publicação do volume Resistir ao tempo. Antologia de poesia catalã (org. e trad. Àlex Tarradellas, Rita Custódio e Sion Serra Lopes, Lisboa: Assírio & Alvim, 2021).